Saúde

Osteopatia

O equilíbrio das estruturas e das funções do corpo

A  A  A     

 

Muitas vezes, nem nos damos conta de que a nossa postura é prejudicada no dia a dia, durante o trabalho, em casa e até mesmo fazendo exercícios incorretos. No entanto, é muito importante para a nossa saúde e conforto físico prestarmos atenção às nossas atitudes posturais, quando estamos em movimento ou mesmo em repouso.

Algumas dessas atitudes podem acarretar o desequilíbrio das estruturas que sustentam o corpo, forçando principalmente a coluna vertebral e provocando sobrecarga nas estruturas ósseas, musculares, ligamentares e articulares, e no sistema neural (nervoso), entre outros, que são responsáveis pelos movimentos e pela boa postura.
 
É importante, ainda, ressaltar o grau de estresse que temos na vida atual e que contribui para estarmos constantemente com o corpo enrijecido e em estado de alerta. Tais acontecimentos causam lesões nas estruturas de sustentação, fazendo surgir dores.

Para amenizar os prejuízos à coluna vertebral, podemos adotar algumas medidas simples como, por exemplo, sentar e levantar da cadeira de maneira correta, sem se jogar, levantar da cama com cuidado, tentar dormir numa posição mais confortável, porém correta, observar e corrigir a postura enquanto estamos dirigindo, quando permanecemos sentados na frente do computador, ou ao varrer a casa e molhar as plantas, ou quando abaixamos para pegar algum objeto no chão.

Podemos também, com o objetivo de poupar a coluna,  procurar manter o peso corporal ideal e ainda praticar exercícios corretamente, observando a postura adequada.

Embora na idade madura sejamos mais atingidos por desconfortos e dores, os jovens também não estão livres desses males. Muitas profissões causam danos ao corpo, especialmente, as que exigem movimentos repetidos e inadequados ou aquelas em que o profissional tem de se manter por longos períodos em uma mesma posição, desatento em relação ao próprio corpo.

Nesses casos, deveria haver uma pausa a cada hora para o profissional movimentar o corpo e, principalmente, a coluna. As patologias da coluna acometem indiferentemente ambos os sexos porque, hoje, homens e mulheres se equiparam em horas de trabalho, em preocupações e em estresse.

O trabalho do osteopata

Dores na coluna, hérnia de disco e torcicolos são, quase sempre, decorrentes de um desequilíbrio das estruturas de sustentação do corpo. Para prevenir e tratar dos problemas relacionados a alterações mecânicas do aparelho locomotor, uma das alternativas é a osteopatia.

A osteopatia é uma especialidade da fisioterapia que, através de técnicas manuais adaptadas a cada paciente, trata dos problemas relacionados aos ligamentos, aos músculos, aos ossos e às articulações, de forma a manter o corpo em equilíbrio, e, assim, eliminar dores e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes.

Em geral, os pacientes chegam a mim encaminhados por médicos, mas é comum também me procurarem diretamente para o alívio das suas dores.

Em qualquer caso, na primeira consulta se faz uma análise clínica, incluindo o exame com as mãos, para diagnosticar as possíveis alterações anatômicas e mecânicas do aparelho locomotor, principalmente da região pélvica e da coluna vertebral.

A duração do tratamento vai depender do tempo, da cronicidade e da gravidade da lesão osteopática. Às vezes, em apenas uma sessão, se corrige e alivia os sintomas da dor, mas nem sempre é tão simples assim.

Pacientes, por exemplo, com torcicolo agudo podem, em uma sessão, ter as dores intensamente reduzidas, mas às vezes são necessárias mais duas outras. Em pacientes com entorse de tornozelo, quando não instalado o edema grande, ao se recolocar a articulação no lugar, o resultado é instantâneo.

Contudo, o mais importante são os cuidados preventivos de educação postural para evitar que os problemas se instalem em nosso corpo.

OBS:  A autora é Fisioterapeuta e Osteopata e diretora do Núcleo Integrado de Osteopatia e Fisioterapia – NIOF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro-RJ.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões