Saúde

Micoses: elas estão em todo lugar!

Conhecidas popularmente como tinhas, peladas ou frieiras...

A  A  A     

 

Conhecidas popularmente como tinhas, peladas(quando ocasionam perda de cabelos) ou frieiras, as micoses são desagradáveis infecções que comprometem a saúde e a estética. Quase sempre indolores, são causadas por fungos e manifestam-se de maneiras e intensidades diferentes, e não distinguem sexo, cor ou idade. A queratina, presente na pele, nas unhas e no cabelo, é o principal alimento deste fungo, e por isso estas áreas são as mais sujeitas ao seu aparecimento.

Nos homens, a tinha de barba causa coceira e vermelhidão nesta área do corpo, o que torna o hábito diário de cortar os pêlos ainda mais desagradável. As mulheres sofrem com a candidíase, que atinge áreas com mucosa e causa infecção na pele, atingindo o intestino, a mucosa oral e vaginal. Entre as crianças, é comum o desenvolvimento de micoses na região das fraldas ou o aparecimento de “sapinho”, que assim como a candidíase também é uma micose. Em ambos os sexos, a tinha de pé, também conhecida como “pé de atleta” ou “frieira”, é a mais comum. Na umidade entre os dedos, causada quando a área não é seca após o banho ou pelo excesso de suor, os fungos encontram as condições ideais para se instalar. A “micose de praia” também aparece com frequência em homens e mulheres, atingindo seu ápice durante o verão. A areia funciona como agente disseminador dos fungos, contando com a “ajuda” de fatores como o suor excessivo, a predisposição genética e a oleosidade da pele. Este último item é o principal responsável pela alta incidência desta micose entre adolescentes.

Como é feito o diagnóstico? Para determinar se aquelas pequenas manchinhas são realmente micoses, é bom consultar um médico ou dermatologista. A aparência das lesões muitas vezes é suficiente para determinar o tipo de infecção. Para confirmação, é realizado o exame laboratorial com cultura da micose (raspagem do local).

Para se proteger, procure seguir algumas regras:

- Evite andar sem chinelos por pisos que estejam constantemente úmidos, como saunas e bordas de piscinas

- Não use objetos pessoais de outras pessoas (bonés, pentes, toalhas, cortadores de unha ou roupas íntimas)

- As mulheres devem levar seu próprio material à manicure

- Evite calçados fechados por longo tempo, e procure guardá-los em locais ventilados. Sempre que possível, deixe-os expostos ao sol.

- Seque-se bem após os banhos, especialmente áreas “esquecidas” como virilhas, axilas e a parte entre os dedos dos pés.

E o tratamento?

O tratamento de micoses geralmente é demorado, o que leva muitas pessoas a abandonar a medicação quando percebem os primeiros sinais de cura. Além de aumentar a resistência do fungo ao remédio, não é possível determinar até onde a infecção regrediu, pois ela pode estar “camuflada” e sem sintomas mais aparentes. Este exemplo é bem ilustrado pelas micoses de unha, cujo tratamento freqüentemente dura mais 12 meses e por isso desestimula sua continuação.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões