Saúde

A importância do café da manhã

A  A  A     

 

A correria do dia a dia é cada vez maior, e o tempo é sempre curto. Mas uma coisa não muda: o café da manhã é ainda a refeição mais importante do dia. Segundo o jornal “The American Dietetic Association”, os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia não serão compensados em refeições seguintes. Já estudo recente da Universidade de Harvard vai além e aponta que as crianças que não tomam café da manhã chegam à fase adulta com 30% a mais de chances de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

 

Essa preocupação cresce com o aumento do consumo de produtos industrializados, como achocolatados, embutidos, refrigerantes e salgados, na primeira refeição do dia. Mas, nem mesmo o suco de fruta natural escapa da preocupação dos médicos. Um estudo publicado no jornal “The Lancet Diabetes and Endocrinology” mostra que os sucos de frutas, em especial o industrializados, podem ser tão perigosos à saúde quanto os refrigerantes, pela sua grande quantidade de açúcar.
 
O café da manhã ideal

 

Antes apontado como vilão das dietas saudáveis, o ovo vem ganhando status e também adeptos nas primeiras refeições do dia. Estudos das universidades de Yale e Missouri, ambas nos Estados Unidos, mostram que o consumo do ovo no café da manha torna a refeição mais rica em proteínas, reduzindo o desejo de consumir lanches mais gordurosos e calóricos ao longo do dia. Entretanto, o seu consumo diário – com os riscos de aumento da pressão arterial, do colesterol e da gordura corporal - ainda é alvo de debates entre a comunidade científica.

 

Polêmicas a parte, quem também tem aparecido com mais frequência nas dietas matinais é o iogurte. Fonte rica de cálcio e proteína e com pouca gordura, o iogurte natural é uma boa opção junto com frutas e cereais. Já o tradicional café com leite deve trocar o pão branco com manteiga pelo pão integral com queijo branco. Por fim, o peito de peru, considerado saudável por muitos, tem alto índice de sódio e o seu consumo diário deve ser evitado.

 

Amada por muitos, a salada de fruta também é colocada na berlinda pelos especialistas. Afinal, cada fruta tem suas vitaminas e seus minerais que, quando colocados juntos, podem inibir uns aos outros. Além disso, as frutas já descascadas acabam perdendo fibras, diminuindo o seu potencial. Isso sem falar naquelas saladas de frutas com complementos extras, como leite condensado e creme de leite, que aumentam o índice calórico do alimento.

 

Entretanto, o mais importante é buscar um café da manhã equilibrado, mas sem exageros. O ideal é conseguir reunir alimentos com fibras, como os cereais, proteínas magras, como as encontradas no leite branco, e carboidratos de lenta absorção, facilmente encontrados nos alimentos integrais, como pães e torradas. Se você é adepto do café puro, evite tomá-lo de estômago vazio. O melhor é deixá-lo para o meio da manhã, quando o organismo já está preparado para recebê-lo.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões