DISCIPLINAS

Saúde

Passe o verão bem hidratado

A necessidade de beber água no calor

A  A  A     

06 de janeiro de 2015

Calor, praia, carnaval. O verão já está acontecendo pelos quatro cantos do Brasil, e a expectativa é de muito calor até o fim de março. Além do uso do protetor solar para proteger a pele dos raios solares, algumas medidas devem ser tomadas para que não haja contratempos nessa temporada. A principal delas, sem dúvida, é manter o corpo bem hidratado.

- A água tem importância fundamental para todos os seres humanos, participando de processos de digestão, absorção, circulação e excreção, da regulação da temperatura corporal e auxiliando no funcionamento adequado dos órgãos - explica a nutricionista e doutoranda em Ciência dos Alimentos, Thais Uekane.

Dentre os riscos da ingestão inadequada de água estão o desenvolvimento de problemas renais e o não funcionamento adequado do intestino. A desidratação está em um nível mais grave, podendo reduzir a capacidade de funcionamento dos órgãos e até diminuir o desempenho físico.

Praia com muito líquido

Thais lembra que o ideal é o consumo de 1 mL/kcal de água, com essa proporção variando de acordo com a idade, o sexo e as atividades físicas realizadas pela pessoa. Em geral, um ser humano médio, com 70 kg, precisa ingerir cerca de 2,5 L por dia de água. A hidratação também pode ser feita através da ingestão de outros líquidos, da água presente nos alimentos e da proveniente no metabolismo. Entretanto, Thais ressalta que nem sempre essas fontes compensam as perdas de líquidos que ocorrem ao longo do dia.

Se, durante um dia normal de trabalho ou estudo, já é fundamental beber muita água para hidratar o corpo, na temporada de praia a atenção deve ser redobrada. Thais lembra que a exposição ao Sol e as altas temperaturas favorecem a perda de água pelo suor. Segundo ela, recuperar a água perdida é fundamental, principalmente para o controle da temperatura corporal, e todos devem prestar a atenção ao sinais dados pelo corpo.

- A sede é um sinal da desidratação e deve ser levado em consideração - explica ela, dando a receita para uma praia bem hidratada.

- O ideal é o consumo de líquidos, especialmente água fresca e sucos naturais a cada 1 hora de exposição ao sol.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões