Saúde

Como os alimentos afetam o intestino

Tem olhado suas fezes diariamente?

A  A  A     

21 de abril de 2014

Por Maribel Gonçalves de Melos
Para um intestino estar saudável ele precisa produzir fezes hidratadas, com volume e que sejam  fáceis de ser eliminadas. O natural é que as fezes sejam de cor marrom, em forma de banana lisa e que não causem desconforto no momento da evacuação.  
 
Você já se perguntou como os alimentos afetam o intestino? Pois antes de mais nada veja algumas informações espantosas:
 
A pasta que os encadernadores usavam para colar páginas de livros era feita de farinha; a cola é feita de cartilagem e ossos bovinos; creme de leite e manteiga são excelentes ingredientes para dar uma base adesiva às tintas; clara do ovo cola papéis e tecidos que resistem à água; toda dona de casa sabe que óleos e gorduras grudam nas paredes das panelas e nos pratos... Já observou o queijo derretido da pizza colado na embalagem?

Pelo menos 90% da dieta da civilização contêm estes alimentos pegajosos e o homem se estufa diariamente com essas misturas. Daí o trato digestivo ficar não apenas entupido pela constipação, mas literalmente colado com um muco pegajoso e fezes.


Como evitar os danos ao intestino provocados por estes alimentos
 
Os vegetais são constituídos de um tipo de fibra chamado celulose que não é aproveitada como fonte de energia, mas que se enovela em moléculas de gordura e amidos (presentes nas farinhas), fazendo com que estes alimentos sejam eliminados de forma mais eficiente. Além disso, evitam que estes grudentos se fixem nas paredes do intestino.
 
As frutas contêm grande quantidade de água, o que facilita a hidratação das fezes. O tipo de fibra fornecido por elas é a pectina que ajuda a formar um gel, deixando-as mais gelatinosas para deslizarem mais facilmente.  
 
Os cereais integrais contêm fibras solúveis (absorvem água e aumentam de volume no intestino) e fibras insolúveis (tem efeito de vassourinha, acelerando o trânsito). Ao comermos alimentos industrializados reduzimos a quantidade desses tipos de fibra.
 
Quais alimentos ajudam ao intestino? 
 
Farelo de aveia, semente de linhaça, semente de chia, gergelim, semente de abóbora, castanhas, biomassa de banana verde.
 
A água contribui para a hidratação e, aumentando o volume das fibras, deixa as fezes mais amolecidas.
 
As bactérias probióticas fazem parte da nossa flora intestinal e merecem grande destaque, pois do equilíbrio entre a flora benéfica e a nociva é que reside boa parte da nossa defesa contra vírus, bactérias, substâncias cancerígenas...
 
Para manter a flora saudável, é preciso ingerir fibras, mastigar bem, reduzir os alimentos industrializados e doces.


 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google
O seu portal de ensino online.
Assine agora!
4002-3131
regiões metropolitanas
0800 283 0649
demais regiões
Fale Conosco Fechar