Saúde

O acordar picotado

A  A  A     

 

Quem não sabe que a melhor hora do sono é de manhãzinha, justamente no momento em que se tem de acordar?

Não dá mesmo vontade de sair da cama! A preguiça de levantar e interromper um soninho tão gostoso faz muita gente acionar a função soneca para prolongar por mais 10 minutinhos esse prazer.

Mas esse prazer imediato não significa que seja bom para a nossa saúde ou para o repouso do nosso corpo. Muito ao contrário.

Ciclo do sono

O nosso cérebro não é simplesmente “desligado” durante o sono. Ocorre que diferentes regiões cerebrais são ativadas para que passemos pelos estados de vigília, sono de ondas lentas e sono paradoxal. Durante o ciclo do sono, o corpo transita basicamente entre o sono NREM (mais leve e presente durante o período em que se está dormindo) e o sono REM (mais pesado e intenso).

Cerca de uma hora antes de realmente acordarmos, o corpo já começa a “reiniciar” as suas atividades normais, saindo lentamente do sono pesado. O cérebro começa a enviar sinais para que hormônios como o cortisol e a adrenalina sejam liberados, fazendo com que a temperatura do corpo aumente e que o sono retorne ao ciclo mais leve. Quando somos despertados antes que esse processo esteja finalizado, ficamos sonolentos — muitas vezes pela manhã toda.

Tem até os que programam o despertador para meia hora antes do necessário e, assim, têm tempo para usar a função soneca até mais de uma vez! Dá a maior alegria abrir o olho e saber que se pode ficar mais um pouco na cama...

Logo, apertar o botão “soneca” a cada 5 ou 10 minutos não ajuda a descansar mais, pois o ciclo do sono teria que começar do zero e não haveria tempo suficiente nesse período para se atingir o sono REM — que é a fase em que se recupera  realmente as energias.

Portanto, em vez de programar o alarme para tocar meia hora antes e acionar algumas vezes a função “soneca”, é mais produtivo e revigorante permanecer, nesses 30 minutos, no sono mantido pelo corpo ao longo da noite.

Um cochilo pode ajudar

Mas se o sono não foi suficiente durante a noite,  tirar um cochilo de 10 ou 15 minutos durante o dia é mais efetivo que tomar café para despertar. Essa dormidinha pode aumentar a eficiência mental, o potencial criativo e a produtividade e estimular a memória.

Conhecendo o resultado de estudos sobre o assunto,  muitas empresas estão criando espaços apropriados para que seus funcionários tenham sonecas durante o expediente de trabalho.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões