Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Um leque de opções na área de Farmácia

Cláudia du Bocage Santos Pinto | Farmacêutica

A  A  A     

O interesse pela área de saúde e o caminho da pesquisa sempre lhe pareceram atraentes e foram determinantes na escolha da profissão. Cláudia du Bocage, é farmacêutica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Durante a graduação, ela trabalhou em um laboratório onde era confeccionada pele artificial para ser usada em transplantes, principalmente para vítimas de queimaduras. Seu segundo estágio foi em um laboratório onde se extraía substâncias de invertebrados marinhos para serem usadas como anticoagulantes. Durante esse período de trabalho, Cláudia conheceu pesquisadores e pessoas que influenciaram na sua carreira. Nessa mesma época, ela teve contato com o trabalho desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e teve certeza do caminho que iria seguir.

O farmacêutico atua na pesquisa, produção e distribuição de medicamentos e cosméticos. O profissional testa substâncias a serem utilizadas em remédios e em produtos higiênicos e de perfumaria para observar a reação que eles provocam no organismo.

Cabe a esse profissional fazer o registro de novas drogas e verificar se os produtos chegam contaminados ao consumidor ou fora dos padrões. Na indústria alimentícia, o farmacêutico faz o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas individualizadas.

Um farmacêutico formado pode optar por três caminhos: análises clínicas, indústria e análise de alimentos. Em 2002, quando Cláudia terminou a faculdade, ela optou pela área de análises clínicas. No início do ano ela foi selecionada para a residência em Saúde Coletiva e trabalha no Instituto Fernandes Figueira, no Rio, maternidade de referência da FIOCRUZ, onde desenvolve trabalhos relacionados com saúde pública.

Porque você escolheu cursar Farmácia?

Porque sempre me interessei pela área de saúde e durante o terceiro ano procurei conhecer as carreiras. Aí vi que sendo farmacêutica teria um leque de opções grande, além de poder atuar com pesquisa que era o que eu sempre quis.

Você tem alguma especialização ou pretende fazer uma?

Faço especialização em saúde pública pela UFRJ.

Como deve ser o perfil de um estudante que pretende seguir essa carreira?

Deve ser uma pessoa dedicada, pois é uma faculdade que exige muito. Além disso, é importante ter oportunidade de fazer alguns estágios, pois por ser uma carreira de grande abrangência, é bom conhecer tudo para poder optar pelo que mais interessa.

Quais as mudanças que ocorreram na sua profissão nos últimos anos que facilitaram sua área de atuação?

Devido aos recentes problemas com medicamentos que vêm sendo divulgados pela mídia, a carreira se tornou mais visada, o que é bom, pois acaba dando mais visibilidade e reconhecimento também aos profissionais e exigindo mais dos novos.

Quais as maiores dificuldades no dia-a-dia da sua profissão?

Muitas pessoas ainda não sabem bem o papel e a atuação dos farmacêuticos. Muita gente ainda tem a visão de que o farmacêutico é apenas aquela pessoa atrás de um balcão de farmácia.

Como anda o mercado de trabalho para o farmacêutico no Brasil?

Agora possuímos uma resolução que obriga todas as farmácias a terem sempre um farmacêutico presente no estabelecimento. Com isso, sempre existem vagas nessa área. Mas se você quiser seguir carreira em uma grande indústria farmacêutica, em um laboratório ou na pesquisa, enfim crescer profissionalmente, também existem muitas possibilidades.

Como é o retorno financeiro na sua profissão?

Ninguém deve seguir essa carreira achando que vai ficar rico. A “ralação” é grande e nem sempre o retorno é como a gente gostaria.

Qual a principal dificuldade que o recém-formado enfrenta para entrar no mercado de trabalho?

No caso da indústria farmacêutica, o problema é a saturação do mercado, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, as melhores oportunidades estão em São Paulo.

Que dicas você daria para quem está ingressando na faculdade e quer seguir a sua área?

Estude bastante, faça muitos estágios e procure sempre estar se atualizando dentro daquilo que você escolher. Depois de formado é importante fazer uma pós-graduação, uma especialização, pois o mercado está cada vez mais competitivo e hoje em dia não basta mais ter só a graduação.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões