Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Turismo: A possibilidade de unir o útil ao agradável

Maria Inês Azevedo | Turismo

A  A  A     

 A profissional Maria Inês Azevedo encontrou no Turismo a possibilidade de unir tudo o que gostava: a paixão por viagens e o gosto em conhecer pessoas diferentes. Insatisfeita com sua antiga profissão, ela abriu mão de um emprego estável e foi à luta no curso de turismo. Hoje, com quinze anos de profissão, ela não se arrepende da mudança e diz que o mercado de turismo é uma das indústrias mais promissoras do mundo.

A profissional, que atualmente trabalha em uma empresa que desenvolve projetos de planejamento e marketing turístico, aponta como promissores, além da sua própria área, o trabalho em hotéis e com turismo ecológico e de negócios. Maria Inês afirma que quem deseja seguir na área de turismo deve, além gostar muito de tudo relacionado a viagens, ter grande capacidade de lidar com pessoas diferentes e estar disposto a trabalhar muito. E aconselha: "não desanime com os baixos salários no início da carreira!".

Por que você escolheu a faculdade de turismo?

Principalmente porque sempre adorei viajar, planejar viagens e lidar com pessoas. Gosto de pensar em uma viagem como uma descoberta. Sempre antes de ir a um determinado lugar costumava pesquisar não apenas sobre as atrações turísticas, mas sobre os costumes, tradições e características do povo. Acredito que isto seja uma verdadeira viagem. Quando resolvi fazer turismo já havia feito uma outra faculdade, mas estava descontente com a profissão. No turismo encontrei a possibilidade de unir tudo que eu gostava.

Em que áreas o profissional pode atuar?


Antigamente o trabalho do profissional de turismo se resumia muito às agências de viagem, que ainda são uma área forte. Mas, de uns anos para cá o mercado se abriu bastante e acredito que seja uma das indústrias mais promissoras do mundo. O trabalho em hotéis é uma área que cresceu nos últimos anos, principalmente devido à chegada de grandes redes hoteleiras no país.

Outra área que está crescendo é planejamento e marketing turístico. Cada vez mais prefeituras de municípios percebem a importância de profissionais de turismo na elaboração do planejamento turístico das regiões. O profissional ajuda a identificar o potencial turístico e criar estratégias de exploração do local, planejar ações para atrair turistas e analisa o impacto da atividade turística cobre a cultura local, além de ajudar na elaboração de campanhas de divulgação do local. Esta, inclusive é a minha área de atuação. O ecoturismo e o trabalho com turismo de negócios também são boas opções.

 

Como é o curso de turismo?

O curso é bem abrangente. Ele tem disciplinas de conhecimento geral como geografia e história, passando por administração, antropologia e psicologia. Além disso, estudamos inglês e português. As atividades práticas representam grande parte do curso. Nelas, os alunos aprendem a organizar passeios e eventos e a implantar e administrar empresas como hotéis ou agências de viagens.

Como deve ser o perfil de quem deseja atuar na área de turismo?

Deve gostar muito de tudo relacionado a viagens. Deve ser extremamente organizado e ter muita capacidade de lidar e entender as pessoas, pois lidamos com pessoas do mundo todo. Tem que ter um bom conhecimento geral e saber falar no mínimo duas línguas. Além disso, o estudante deve ser muito dedicado, educado e atencioso e estar ciente que vai trabalhar muito, inclusive em vários finais de semana e feriados.

Que conselhos você pode dar para quem está deseja cursar turismo?

Um conselho interessante é seguir uma prática muito comum em alguns cursos. Se tiver uma oportunidade, faça uma viagem e perceba todos os pontos positivos e negativos da viagem, desde a agência ou cia. aérea que lhe vendeu o pacote ou a passagem, os atrativos do local, o tratamento dispensado a você no hotel, etc. A partir daí note tudo o que você acredita que deve ser mudado. Este será o seu trabalho: fazer de tudo para que a viagem do seu cliente seja perfeita. Dedique-se bastante, estude quantas línguas puder e procure estágios logo nos primeiros períodos. E não desanime com os baixos salários no início da carreira!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões