Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Transformando lixo em combustível

Andréa Borges | Arquiteta

A  A  A     

Andréa Borges é arquiteta formada pela Universidade Gama Filho e tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua área de trabalho é o planejamento urbano e ambiental. Uma das sócias da empresa Gerar, que atua na área de energia renovável e aproveitamento de resíduos, Andréa diz que é possível gerar energia a partir de resíduos como o esgoto sanitário e o lixo. 

O curso de arquitetura tem disciplinas da área de humanas combinadas com as exatas. As aulas são variadas: cálculo, resistência de materiais, desenho técnico, história da arte e computação gráfica são algumas delas. O primeiro semestre é basicamente teórico, mas a partir do segundo, cresce a carga horária de aulas práticas, boa parte delas dedicada à confecção de projetos e maquetes. 

A criatividade conta muito na hora de esboçar plantas e maquetes, mas esteja pronto para fazer muitos cálculos. O arquiteto pode ser especializar em urbanismo, arquitetura de interiores, comunicação visual, desenho industrial, paisagismo e meio ambiente, edificação e construção, luminotécnica e restauro de edifícios.

Por que você escolheu cursar Arquitetura?

Para tentar responder as minhas questões sobre o habitat humano e suas interferências no habitat natural.

Como é o seu trabalho, em que área você atua?

Minha área de atuação é Planejamento Urbano e Ambiental. Nessa área trabalhamos com as diversas formas de planejar as cidades, buscando uma relação equilibrada entre o homem e o meio ambiente. Um dos principais enfoques desenvolvidos nessa linha é o conceito de uso da energia, suas formas de aplicação e geração, seus impactos e as práticas de conservação e uso eficiente. 

Elaboramos projetos que visam orientar a gestão pública de ocupação das cidades. Na Gerar, atuamos na área de Energia Renovável e Aproveitamento de Resíduos, onde é possível gerar energia a partir de resíduos como o esgoto sanitário e o lixo, além de produzir materiais de construção onde a matéria prima principal é também residual (ou lixo). Além dessa área, estamos desenvolvendo também o primeiro projeto nacional de planta industrial multi propósito para produção do Biodiesel – combustível renovável compatível ao diesel fóssil.

Como deve ser o perfil de um estudante que pretende seguir essa carreira?

Acredito que a inquietação e o inconformismo sejam as duas principais características que fazem parte do perfil do profissional que opta por desenvolver esse tipo de trabalho. Gostar de observar a sociedade e seu entorno físico, ter consciência de sobre a importância do meio ambiente e tendência à investigação são também fortes contribuintes o desempenho de funções destinadas ao planejamento de cidades.

Como é o retorno financeiro na sua profissão?
 
O retorno financeiro da profissão depende muito do tempo destinado à profissão, do envolvimento profissional e das oportunidades. Mas em geral, o arquiteto tem ganhos mensais compatíveis com o da classe média.
 
Um aluno de arquitetura encontra dificuldades para conseguir estágio?
 
Um aluno de arquitetura dedicado e interessado na sua profissão tem diversas oportunidades e áreas de atuação onde pode desenvolver seus conhecimentos e iniciar sua carreira profissional.
 
Que dicas você daria para quem está ingressando na faculdade e quer seguir a sua área?
 
Obstinação é essencial. Além de saber identificar entre as mais diversas áreas de atuação profissional, qual a que mais se enquadra no seu perfil.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões