Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Trabalhando com vidas

Caroli Sanches | Enfermagem

A  A  A     

O enfermeiro está sempre presente em alguns dos momentos mais difíceis do ser humano. Afinal, é ele que recebe o paciente quando entra em um hospital e cuida dos seus passos durante a sua estadia. Durante momentos tão delicados, a paciência e o carinho são elementos fundamentais na carreira desse profissional. Chefe de enfermagem, Caroli Sanches fala do dia a dia  de um enfermeiro em um hospital, explica suas atribuições e lembra o que é fundamental para uma pessoa prosperar na profissão.

Quais são as atribuições de um enfermeiro?

Em primeiro lugar, acho importante diferenciar o enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem. O enfermeiro é o profissional que fez um curso especifico de nível superior por 4 anos. Já o técnico de enfermagem se forma em um curso de nível médio de dois anos e o auxiliar de enfermagem faz um curso nível médio de 1 ano.

Sendo assim, a principal atribuição do enfermeiro é cuidar dos pacientes. Ele é responsável pela equipe de enfermagem subordinada a ele, que deverá contar com técnicos e auxiliares de enfermagem, os quais não podem trabalhar sem a supervisão de um enfermeiro.

No campo do trabalho propriamente dito, o enfermeiro deve realizar diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem. Isto é o básico e, dependendo do setor em que for trabalhar, as atenções do enfermeiro poderão ser especificas para um ou outro aspecto.

Quais são as características necessárias para alguém se tornar um bom profissional na área?

De modo geral, o enfermeiro deverá estar preparado para lidar com diversos tipos de situações, podendo enfrentar, inclusive, o inesperado. Ou seja, o enfermeiro não pode se surpreender com o ser humano. Além disso, ele deve ser paciente e saber ouvir. Deve também saber se colocar na situação em que se encontra o paciente e seus familiares. Por fim, o enfermeiro deve, principalmente, gostar do que faz.

Como é um dia de trabalho de um enfermeiro?

Um dia de trabalho de um enfermeiro é bastante agitado e de muita responsabilidade. Entretanto, isso pode depender da área que o profissional escolheu para atuar, seja em um hospital, público ou privado, em saúde pública, postos de saúde, empresas, indústrias, enfermagem do trabalho ou realizando pesquisa. No próprio hospital, o enfermeiro pode trabalhar em diversos setores, como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Pronto Socorro, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), UTI Neo Natal, Pediatria, dentre outros.

Vou dar o exemplo de um dia de trabalho de um enfermeiro de um pronto socorro em um hospital publico. Após receber o plantão, ele deve distribuir os funcionários pelo setor e definir quais os pacientes que aguardam avaliações especificas, como um neurologista ou cardiologista. O profissional de enfermagem também deve garantir que o setor está em ordem, com carrinho de parada e materiais de atendimento de emergência.

Além disso, o enfermeiro visita os pacientes, agiliza os exames (como tomografias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, ultrasons) e, dentre tantas tarefas, também recebe os pacientes trazidos pelo SAMU ou outras emergências. O enfermeiro também é responsável por outros procedimentos, como a introdução de sondas, acesso venoso para coletas, dentre outros. Entretanto, essa é apenas uma pequena amostra do nosso trabalho.

Qual é a diferença entre o trabalho de um enfermeiro para o de um médico?

O enfermeiro executa as prescrições médicas e cuida dos pacientes e da equipe de enfermagem. Já o médico avalia o paciente, prescreve e o deixa aos cuidados da enfermagem.

Quanto ganha, em média, um profissional de enfermagem?

Os salários variam muito. Um enfermeiro, dependendo da instituição e da carga horária e do cargo, ganha, em média, entre R$ 2,5 mil e R$ 6 mil.

Quais são as perspectivas de trabalho para um jovem que escolhe a profissão?


Com o crescimento no número de universidades, hoje temos muitos enfermeiros no mercado de trabalho. Por isso, há uma necessidade de se realizar as especializações em áreas como nefrologia, cardiologia, centro cirúrgico, emergência, estomaterapia, dentre outras. O enfermeiro também pode trabalhar na área de pesquisa, em saúde pública, geriatria, neo Natal, auditoria, atendimento domiciliar. Entretanto, o enfermeiro deve estar sempre atualizado e saber trabalhar em equipe, porque sozinho um enfermeiro não consegue fazer nada. Trabalhamos com vidas, e isso é gratificante.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões