Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Tecnologia de Alimentos é uma das várias opções que a carreira de veterinária oferece

Verônica Loretti | Veterinária

A  A  A     

A veterinária Verônica Loretti mostra que, quem deseja seguir sua carreira, tem muitas opções além do trato com animais de estimação. Formada pela Universidade Federal Fluminense, UFF, Loretti é especializada em Tecnologia de Alimentos.

O interesse pela veterinária surgiu ainda na infância, devido ao seu carinho pelos animais. Porém, foi no decorrer da universidade, que Loretti descobriu todas as áreas de atuação da Medicina Veterinária.

 “Entre outras, o profissional pode trabalhar com às variadas clínicas: de pequenos animais, que cuida basicamente de cães e gatos; clínica de grandes animais, principalmente equinos e bovinos; clínica de animais de porte médio, como ovinos e caprinos; clínica de animais silvestres; vigilância sanitária, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal”, diz. Ela indica, ainda, a reprodução animal como uma área promissora.

Por que você escolheu estudar veterinária?


Desde pequena tive vontade de fazer veterinária porque, como toda criança, sempre tive um carinho especial pelos animais, como tenho até hoje. Quando iniciei o curso, descobri que o veterinário poderia atuar em áreas que eu até então desconhecia. Durante o curso fiz diversos estágios, até ter certeza da área que gostaria de seguir dentro da veterinária e escolhi a tecnologia e inspeção de alimentos de origem animal. Quando recebi a grade curricular no início do curso e passei a ler bastante sobre o assunto.

E o que faz um profissional especializado em tecnologia de alimentos?

Através de diversos exames, ele verifica se um alimento se encontra em condições ou não de ser consumido, ou se o produto pode colocar em risco a saúde do consumidor. Ele pode identificar diversas alterações na umidade, acidez, rancidez ou contaminação por germes nos alimentos.

 

Na sua opinião, como deve se preparar o aluno que está ingressando na universidade para enfrentar a carreira?

De uma maneira geral, o aluno deve estar preparado para estudar e ler muito. É fundamental que o aluno tenha tempo disponível para realizar estágios desde o início da faculdade (nem que seja aos sábados), para que ele possa adquirir experiência e para auxiliá-lo na escolha da área em que irá atuar. Os estudantes de veterinária ainda terão que dispor de muito tempo e atenção para assistir aulas, pois o ciclo básico do curso é integral.

E que características você destacaria como importantes para quem deseja se tornar veterinário?

Em primeiro lugar, ele deve amar os animais e não pensar apenas no preço da consulta. O bom veterinário deve ser disciplinado, estudioso, dedicado e persistente, já que, por vezes, o seu trabalho não é reconhecido. Ele também deve ser ético, honesto, observador, atencioso com os clientes, além de procurar sempre se atualizar na profissão.

Em que áreas o veterinário pode atuar?

Clínica de pequenos animais, que cuida basicamente de cães e gatos; clínica de grandes animais, principalmente equinos e bovinos; clínica de animais de porte médio, como ovinos e caprinos; clínica de animais silvestres; vigilância sanitária; defesa sanitária animal, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal. Estas áreas são subdivididas em muitas outras. Uma área promissora, em referência aos animais de grande porte, é a reprodução. Além disso, o veterinário ainda pode trabalhar com pesquisa científica.

Quais são as maiores dificuldades que você encontra no dia a dia da profissão?

A não valorização do trabalho e a competição entre veterinários e outros profissionais que também trabalham com análise laboratorial dos alimentos, são dois exemplos. Apesar de estar havendo um aumento de oportunidades através dos concursos públicos, ainda existe pouca oferta de emprego. O salário, como em qualquer carreira, varia muito dependendo do local onde se trabalha. Na maioria dos casos, o valor é mediano, raramente é alto e, por vezes, é vergonhoso.

Em que universidades o estudante pode encontrar bons cursos de veterinária?

Muitas universidades oferecem o curso no país. Eu poderia indicar: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP-BOTUCATU), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Como está o mercado de trabalho para quem acaba de se formar?


Com a criação de muitos cursos de veterinária nos últimos anos, o mercado de trabalho ficou ainda mais concorrido. Como já foi mencionado, hoje há mais concursos, porém eles oferecem pouquíssimas vagas. Para se diferenciar, o profissional necessita fazer uma pós-graduação, noções de informática (essencial em qualquer profissão) e procurar especializar-se naquilo que a maioria dos veterinários ainda não são especialistas.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões