Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Som de primeira e sem barulho

Moyses Zindeluk | Acústica

A  A  A     

Atualmente, o conforto das pessoas também está relacionado ao nível de ruído e à qualidade do som ao qual elas estão expostas. Ambientes ou equipamentos muito barulhentos são considerados desagradáveis e afugentam as pessoas. Teatros e casas de show sem uma boa acústica prejudicam o espetáculo que está sendo apresentado. Por essas e outras situações, em muitos projetos é importante a participação de um profissional de acústica. Especialista no assunto, Moyses Zindeluk tira algumas dúvidas sobre essa profissão que tem tudo para fazer muito barulho no mercado de trabalho.

O que faz um especialista em acústica?

Como a Acústica tem muitas aplicações, esse especialista poderá se enquadrar nas muitas linhas profissionais onde se desenvolvem essas aplicações.

Ele pode ser um professor universitário e/ou um pesquisador em universidades e centros de pesquisas. Grandes empresas e órgãos têm setores de acústica, por exemplo: automobilística e aeronáutica (ruído veicular), petróleo (acústica submarina), medicina e ensaios de materiais (ultrassom), meio ambiente (ruído urbano e industrial) e metrologia.

O profissional também pode ser consultor/projetista em engenharia e arquitetura, voltado para as questões de conforto e desempenho das construções (teatros, casas de shows, hotéis e restaurantes, hospitais e shoppings, edifícios industriais, comerciais e residenciais).

Que tipo de especialização é necessária para trabalhar na área?

Em geral, cursos de graduação em engenharia, arquitetura ou física. Depois, cursos de especialização ou pós-graduação na área de acústica (e vibrações).

Quais são as características necessárias para a pessoa que quer trabalhar com acústica?

Gosto e curiosidade pelos fenômenos físicos e sua interação com os seres humanos. A Acústica tem uma dimensão física e de tecnologia e materiais, mas também tem uma dimensão humana (saúde, comunicação, conforto ambiental).

Como está o mercado para esse profissional?

O mercado brasileiro está em um momento de grande dinâmica, com aumento de diversidade, sofisticação e volume. Não há como prever como o mercado será dentro de alguns anos, mas os bons profissionais sempre encontram um nicho ou posto de trabalho. No momento, há grande carência de profissionais especializados, em várias aplicações de Acústica.

Quanto ganha, em média, um especialista em acústica?


Há muita variedade de renda, conforme o tipo de vinculação do profissional. Para um profissional maduro e experiente, a renda varia entre 10 e 25 mil/mês. Para os que desenvolvem empresas especializadas, essa renda pode ser bem maior.

Quais são as perspectivas para o futuro na área?


Em parte, já respondi. Se a economia brasileira continuar em expansão, a tendência do mercado, tanto interno quanto de exportação, é de crescimento das exigências de qualidade. Portanto, a perspectiva é de expansão das oportunidades, especialmente nesta área, que lida com uma qualidade básica.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões