Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Rádio e TV: carreira relacionada ao marketing e comunicação social

Natalício Batista Junior | Profissional de Rádio e TV

A  A  A     

As formações voltadas às áreas de marketing e comunicação social vêm despertando interesse crescente nos estudantes e em algumas universidades estão entre as mais procuradas. Com o crescimento da publicidade online, o mercado mostra-se ainda mais aquecido e carente de bons profissionais.

Conversamos com Natalício Batista Junior, Coordenador do Curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio e TV) do Centro Universitário Belas Artes para entender melhor esta área.

Natalício é jornalista e roteirista de TV com experiência em documentários, grandes-reportagens e ficção. Já trabalhou pra veículos como TV Globo, TV Cultura e Rede Sesc de Televisão além de ter realizado trabalhos autorais. Fez mestrado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com pesquisa sobre audiovisuais e memória. 

Como trabalha um profissional de rádio e TV?

Um profissional de rádio e TV deve está qualificado para exercer funções desde a redação de roteiros e pautas de programas à gravação, edição, direção e distribuição. Ele pode trabalhar na produção e direção de programas informativos, de entretenimento e educacionais. O trabalho é extensivo também a direção de arte (cenografia, figurino e objetos), a iluminação e fotografia, a sonoplastia (trilha e efeitos sonoros). 

O profissional fica restrito a rádios e canais de TV ou há outros campos de atuação?


O campo de atuação deste profissional cresceu. A internet e as mídias móveis, como o celular, estão em expansão e vão cada vez mais precisar de conteúdo audiovisual. Os novos profissionais de Rádio e TV devem está atentos para estas áreas.

Que cursos podem ajudar na carreira, além da graduação?

O profissional de rádio e TV deve está sempre atualizado sobre tudo o que acontece no mundo. É antes de tudo um profissional bem informado sobre política, economia, cultura e comportamento. O campo de rádio e TV não é apenas uma área técnica, de conhecimentos sobre equipamentos. Os profissionais são responsáveis pela produção de informação que alimenta a formação cultural, política e comportamental das pessoas. Além dos cursos específicos em Rádio, TV, cinema e novas mídias, é importante ampliar conhecimentos sobre sociedade e cultura.  

No Brasil, onde estão as melhores oportunidades?


As oportunidades crescem na TV, rádios segmentadas e, principalmente, na internet que produz cada vez mais conteúdo audiovisual.

Como é a remuneração para os recém-formados?


Profissionais bem formados, com boa formação intelectual e técnica, são bem respeitados e conseguem boa remuneração.

Que dicas você daria aos interessados na formação?

Interesse e curiosidade em relação a tudo que diz respeito ao ser humano, suas formas de relacionamento na sociedade. Capacidade de observação, de ouvir os outros. Alto interesse por cultura e arte (literatura, cinema, musica etc), nacional e internacional, bem como política e economia.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões