Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Quiropraxia: uma profissão da área da Saúde

Juliana Piva | Quiropraxista

A  A  A     

Juliana Piva formou-se em Quiropraxia pela Universidade Anhembi Morumbi, em S.Paulo, uma das duas únicas universidades que oferece o curso no Brasil. Embora conhecida em várias partes do mundo, a Quiropraxia ainda soa como algo novo para os brasileiros. O quiropraxista é um profissional da área de Saúde que lida e trata das desordens do sistema neuromusculoesquelético. 

Com vários cursos de extensão e muita dedicação ao trabalho e ao estudo, Juliana já participou do atendimento a atletas do nado e da corrida. Hoje, preside a Associação Brasileira de Quiropraxia e escreve artigos mensais sobre Saúde para profissionais da aviação, na Aviação em Revista.

Como foi a sua escolha profissional, ou seja, como você chegou à Quiropraxia?

Sempre quis fazer Medicina. Na época do vestibular, comecei a pesquisar melhor as profissões e encontrei a Quiropraxia, que é da área de Saúde. Passei e fui conhecer  a profissão quando comecei a cursar Quiropraxia. Já no primeiro ano do curso, me apaixonei pelas matérias e pelo trabalho. Hoje, amo a profissão e a melhora que a Quiropraxia oferece aos pacientes.

O que é Quiropraxia e o que faz o quiropraxista?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da área de saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuromusculoesquelético e dos efeitos dessas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo esquelético, e a função, especialmente coordenada pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde. O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos") podem ser empregadas.

 

 

Que benefício a Quiropraxia oferece em relação às outras profissões da saúde?

Todas as profissões da saúde trabalham de forma integrada. O tratamento com a quiropraxia só acrescenta a outras profissões e a muitas clínicas de tratamento multidisciplinar que oferecem ortopedista, quiropraxista, massagem, fisioterapeuta e acupunturista.

Fale da formação do quiropraxista. Quantos anos de estudo, o que estuda e onde estudar?
 
Para ser um quiropraxista, com a responsabilidade de diagnosticar e prescrever tratamentos, é necessário submeter-se a uma rigorosa formação de nível superior. A Quiropraxia é, portanto, um curso de nível superior com duração de quatro anos e meio a seis anos (5000 horas). O currículo consiste em uma extensa educação em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica.
 
As faculdades de Quiropraxia estão localizadas principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Dinamarca, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, México, entre outros. Há duas faculdades aqui no Brasil, uma em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi, e outra em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, no Centro Universidade Feevale, com cerca de 750 estudantes. Ambos os cursos foram implementados em associação com a Universidade de Quiropraxia dos EUA.
 
Onde pode trabalhar o quiropraxista?
 
O quiropraxista pode trabalhar em consultório particular e clínica multidisciplinar.
 
O país é grande, tem muitas cidades, portanto o mercado de trabalho precisa de profissionais.
 
Quais as habilidades mais importantes para esse profissional?
 
Tem que gostar de trabalhar com pessoas, não ter rotina, pois cada paciente é uma novidade, gostar de cuidar e tratar de pessoas.
 
A profissão já é reconhecida?
 
No Brasil ainda não é reconhecida. Há um processo em Brasília para que isso ocorra, o que não impede o profissional de atuar. O reconhecimento é um processo demorado no começo de uma profissão no país. Mas há um grupo ativo de quiropraxistas lutando para que a regulamentação aconteça no Brasil o mais rápido possível.
 
Qual a expectativa salarial desse profissional?
 
O salário inicial do quiropraxista depende de sua decisão logo após o fim da faculdade. Se o profissional decidir montar um consultório próprio, deve fazer um investimento inicial, e o salário pode variar de 1000 a 3000 reais. Após alguns anos, à medida que aumenta a clientela, aumenta a expectativa salarial.  Outra opção é trabalhar em algumas das clínicas de Quiropraxia em funcionamento
 
Quais as especializações para o quiropraxista?
 
O profissional pode fazer especializações em biomecânica, ortopedia, saúde do trabalhador, saúde pública, ou escolher algumas especializações específicas para os quiropraxistas, fora do Brasil, como Pediatria, Esporte, Geriatria, Veterinária, técnicas especificas como Ativador, SOT, Thompson, Gonstead, etc.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões