Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Química: reações e fórmulas nos laboratórios

José Luís Scciati | Químico

A  A  A     

O interesse por fórmulas e reações químicas começou muito cedo para o químico José Luís Scciati. “Na escola, química, sempre foi a matéria que mais me fascinava”. Além das aulas no laboratório, as conversas com o professor de química fizeram com que a escolha da profissão fosse certa. “Não tive dúvidas: queria ser químico!”.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Scciati já tem quase vinte anos de profissão e atualmente trabalha em uma indústria do setor farmacêutico no Rio de Janeiro. Para ele, quem deseja seguir a profissão além de gostar de química, deve gostar de cálculos, números e física. Além disso, tem que estar preparado para passar horas em laboratórios.

Segundo Scciatti, o químico pode trabalhar em qualquer indústria que emprega processos químicos, como laboratórios, institutos de pesquisa, projetos de instalações industriais.  Este profissional faz testes de qualidade de produtos e matérias primas e também  pode dar aulas em escolas e universidades.

Por que você resolveu estudar química?


Na escola, química sempre foi a matéria que mais me fascinava. Eu tinha um excelente professor no primeiro ano do ensino médio e ficava muitas vezes depois da aula conversando sobre a disciplina e a profissão. Ele conseguiu despertar o meu interesse por todos os aspectos da química.  Além disso, adorava as aulas no laboratório. Na época do vestibular comecei a me informar sobre a profissão e não tive dúvidas: queria ser químico!

Como é trabalho do químico?


Química é a ciência que investiga a matéria, sua composição e suas propriedades, transformações e composições. O principal trabalho do químico é pesquisar e avaliar a reação de substâncias e compostos químicos a variações de temperatura, luz e outros fatores.

Qual é a área de atuação do profissional?

Ele pode trabalhar em qualquer indústria que emprega processos químicos. Pode trabalhar na pesquisa, criação e desenvolvimento de novos materiais, e tecnologias, no controle e supervisão da produção. Em laboratórios pode fazer análise para identificar a natureza das substâncias, suas cadeias atômicas e características físico-químicas. Pode dar aulas em escolas ou universidades. Trabalhar em institutos de pesquisa ou órgãos do governo trabalhar, também, em projetos de instalações industriais e fazer testes de qualidade de produtos e matérias primas.

Como é o curso de química?

O curso é bastante puxado. No primeiro ano, além das aulas de química orgânica e inorgânica há muita física, cálculo e matemática, fundamentais para a análise das reações entre os elementos químicos. No terceiro ano, na maioria das universidades o aluno pode escolher entre a formação em química pura, voltada para o ensino, ou tecnológica, que é voltada para a indústria, como pesquisa de novos materiais e controle de qualidade. Quem quiser dar aula tem que ter a licenciatura.

 O país tem boas faculdades de química? Você pode indicar algumas?

Sim. No Rio existem ótimas faculdades como a UFRJ, onde me formei, a UERJ, a PUC e UFRRJ. O melhor curso de química do país é o da USP. Em São Paulo a Unicamp e a PUC de Campinas também oferecem cursos excelentes. Além disso, já trabalhei com profissionais da UFScar, de São  Carlos em São Paulo, da UFRGS, do Rio Grande do Sul e da UFPR, do Paraná e o nível é muito bom. Além disso, já ouvi falar muito bem da Unpel, de Pelotas e da UFBA, da Bahia.

 Como está o mercado de trabalho?

O mercado já esteve muito melhor. Houve uma certa desaceleração da indústria nos últimos anos o que prejudicou um pouco a oferta de empregos. A automatização da indústria também diminuiu o número de vagas para o químico. Mas acredito que nos próximos anos o panorama mude. Com o aumento das exportações do país e a reaceleração da indústria é possível que surjam novas vagas.

 Que características deve ter alguém que deseja trabalhar nesta área?

Além de gostar de química, tem que gostar de cálculos, números e física. Além disso, tem que estar preparado para estudar bastante e passar horas em laboratórios.

 Que dicas você pode dar para quem está ingressando na faculdade?

Invista na sua formação. Além de cursar uma boa faculdade, se dedique às aulas e ao estudo em casa. Procure estágios logo nos primeiros períodos. Uma boa opção também é entrar em bolsas de projetos de pesquisa na própria faculdade. Muitas empresas procuram profissionais na universidade.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões