Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Química na veia

Luiz Silvino Júnior | Químico

A  A  A     

Entre fórmulas e tubos de ensaio, o químico é o profissional que estuda a composição e as propriedades da matéria, além das suas transformações e combinações. Com experiência nas áreas de Química Orgânica e Química Analítica, o doutor Luiz Silvino Júnior fala sobre as opções de trabalho para um químico, comenta as características importantes para alguém se tornar um bom profissional na área e ainda analisa as perspectivas para quem quer entrar no mercado de trabalho.

O que faz um profissional que se forma em química?

O profissional formado em química pode atuar no processo de fabricação de inúmeros produtos, no controle dos mesmos, além de atuar como professor da área. Geralmente, seu ambiente de trabalho é um laboratório químico, indústrias ou ambiente acadêmico.

Quais são as possibilidades de trabalho para um químico?

O profissional pode trabalhar no ensino (logo deverá cursar química licenciatura, se for dar aulas para ensino médio. Para lecionar para o curso superior, não há obrigatoriedade de ser licenciado) ou trabalhar na pesquisa (deverá cursar química bacharelado, química industrial ou engenharia química). Ao trabalhar com a pesquisa, o químico pode atuar em diversas áreas: petróleo, cosméticos, alimentos, medicamentos, bicombustível, análises, bebidas, pericias, celulose, controle de qualidade, entre outros.

Quais são as características necessárias para o profissional se tornar um bom químico?

Primeiramente, gostar do conteúdo químico, de pesquisar e de transformar coisas. Além disso, deve ser uma pessoa investigativa, curiosa, observadora, e com bom raciocínio lógico (gostar de ciências exatas). Para trabalhar com pesquisa, o profissional deve também ser persistente.

Quanto ganha em media um químico?

O piso salarial do químico é de R$3 mil (180h/mês), porém o valor pode variar muito dependendo de onde o profissional trabalha e em que estado da federação.

Quais são as perspectivas para o futuro na área?


A perspectiva futura é bem promissora, visto que o mercado de trabalho é bem amplo e que há sempre a necessidade de contratar novos profissionais. As áreas com maior crescimento nos últimos anos foram a petroquímica, farmacêutica, alimentos e docência, visto que esta última é de grande importância, pois visa formar os novos profissionais.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões