Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Química Industrial: uma carreira com diversos campos de atuação

Paula Salles Martins | Química Industrial

A  A  A     

A Química é uma disciplina com muitos admiradores durante o período escolar, especialmente devido às descobertas e às possibilidades de inovação. Entretanto, em comparação a outras carreiras, poucas são as pessoas que optam por ter a Química como ocupação principal.

Paula Salles Martins é um bom exemplo. Com 28 anos e formada em Química Industrial pela Escola de Química (EQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguiu o Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, também pela EQ, e atualmente está terminando o Doutorado na mesma área. Também é professora de Química para o Ensino Médio e recentemente foi admitida por meio de concurso público no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), como Pesquisadora em Propriedade Industrial. Ou seja, a Química é a parte principal de seu cotidiano. Conversamos com ela para conhecer melhor a formação, o mercado e algumas curiosidades.

O que motivou sua escolha?

Ironicamente, iniciei o Ensino Médio (antigo segundo grau) "odiando" Química. No segundo ano, troquei de escola e conheci o professor de Química Ronaldo Matos, a quem carinhosamente chamo de "mestre", pois foi quem despertou minha vocação. Tive que me esforçar muito para acompanhar a turma, que era mais adiantada em relação à minha antiga escola, e todo esse esforço acabou despertando um amor pela matéria que eu não esperava, pois estava decidida a cursar Letras. No terceiro ano, me inscrevi no vestibular para Engenharia Química na UFRJ, e fui aprovada. Cursei os 5 primeiros períodos e nesse meio tempo descobri que não queria ser engenheira, e sim Química - por engano muitos alunos que gostam de Química acham que no curso de Engenharia Química estudarão bastante a matéria, o que não é verdade. Então decidi fazer novo vestibular, agora para Química Industrial, que costumo dizer que foi uma das melhores escolhas que já fiz.

O que faz um Químico Industrial?

O Químico Industrial tem um amplo leque de possibilidades de trabalho, em diversas áreas. Desde a pesquisa e atividades em laboratório até a atuação em indústrias, ele tem capacitação para desenvolver, aperfeiçoar e/ou supervisionar processos e produtos, além de realizar atividades de consultoria e exercer cargos de direção e responsabilidade técnica.

Quais são as melhores oportunidades no mercado para um químico?
 
Para o Químico que quer atuar na indústria, o ideal é inicialmente buscar estágios durante a graduação. Muitas empresas têm a tendência de efetivar os estagiários após a conclusão do curso. De qualquer forma, para esse tipo de emprego é necessária experiência anterior que somente no estágio vai ser adquirida.
 
O futuro químico que tenha vocação acadêmica deve buscar iniciação científica na área de seu interesse, e prosseguir a pesquisa fazendo mestrado e/ou doutorado. Para estes, a melhor opção é a realização de concursos públicos para cargos de docência (trabalhar como professor universitário) ou pesquisa (como o meu caso), onde a remuneração é proporcional aos títulos de pós-graduação que ele possua.
 
O "boom" do ramo de petróleo oferece boas chances de empregabilidade?
 
Certamente que sim. O Químico tem capacidade de trabalhar em vários setores da indústria do petróleo, e a política de realização de concursos do governo federal favorece a oportunidade de emprego, principalmente na Petrobras, que se expande mais a cada dia, e periodicamente vem realizando seus processos de seleção e admitindo novos profissionais para suprir a crescente demanda do mercado.
 
Que especializações são mais indicadas para os químicos e quais os requisitos para quem quer seguir a profissão?
 
Como havia dito o ramo de trabalho para o Químico é bastante amplo e, dependendo da área que ele escolher, existem várias especializações que podem ser feitas, desde Química analítica, Química de alimentos, Química ambiental, segurança do trabalho, entre outros.
 
Para seguir a profissão, o ideal é ter vontade de aprender e buscar se aperfeiçoar sempre. Também considero muito importante ser bastante cuidadoso e responsável, porque o trabalho com processos químicos exige paciência e muita atenção.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões