Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Por dentro da mente humana

Daniela Cracel | Psicologia

A  A  A     

No mundo cada vez mais cheio de stress e preocupação, um profissional vem se destacando: o psicólogo. Válvula de escape para muitas pessoas, o psicólogo pode ser aquele ombro amigo com que a gente pode contar nos momentos de desabafo. Formada em psicologia e atuante na área clínica, Daniela Cracel é autora do site Crescer Psicologia, onde fala sobre curiosidades, dúvidas e muitas coisas sobre a mente humana. Na entrevista abaixo, Daniela fala da sua profissão e explica as características que podem fazer de você um bom psicólogo.

Qual é a formação necessária para trabalhar com Psicologia?

Para você se tornar um profissional de Psicologia é necessário, inicialmente, fazer o bacharel na área. Entretanto, é interessante que o psicólogo também faça cursos de especialização para poder enriquecer o seu currículo e ampliar a sua rede de contatos.  Na área clínica, as especializações podem ser em psicanálise, comportamental, gestal-terapia, reichiana, dentre outras.

Quais são as opções de trabalho para o profissional da área?

O psicólogo pode trabalhar na área de recursos humanos das empresas, em hospital, em escolas (junto com pedagogos), pode ser psicólogo do trabalho, atuar na parte de pesquisa ou atuar na área clínica.

Quais são as características mais importantes de um bom profissional?

A característica mais importante de todas é gostar de escutar os problemas dos outros. Você também precisar ter empatia pela dor do outro, ser uma pessoa paciente e ter jogo de cintura para poder lidar com as mais diversas situações. O bom psicólogo também precisa ser observador e analítico.

Como está o mercado para o profissional?

O mercado na área de psicologia é mais fácil para quem atua nas áreas de recursos humanos, escolas e hospitais. Os salários podem não ser muito bons, mas existem boas possibilidades de estágio nessas especialidades. Já na área clínica, o começo é muito difícil e fazer contatos é fundamental, porque tudo acontece lentamente. Eu iniciei com apenas um paciente e fui crescendo à medida que as indicações ia acontecendo. Por isso, é legal fazer cursos de especialização, porque, além do conhecimento, eles são importantes pelas pessoas que você conhece e que depois poderão te indicar. Fazer propaganda também é uma boa medida, seja através de folders ou sites. Mas a grande maioria cresce é através do boca a boca, com indicação dos amigos, familiares ou mesmo médicos conhecidos.

Quanto ganha, em média, um profissional da área?

Em geral, uma consulta gira em torno de R$60 e R$350, dependendo, principalmente, da experiência e da rede de conhecimentos do psicólogo. Quem trata de drogados também acaba cobrando mais, pelos riscos existentes durante as consultas. Entretanto, na verdade, quando você está começando, você acaba atendendo muita gente praticamente de graça, quase pagando para trabalhar. Mas essa é também uma das formas de se fazer propaganda, já que aquele paciente poderá indicá-lo para outros.

Quais são as perspectivas para o futuro na profissão?

Acredito que a tendência é de um futuro muito bom para quem atua na área de psicologia. Estamos vivendo uma fase boa nessa área, por causa dos problemas do dia a dia, como stress, ansiedade, questões de afetividade e financeiras. Tudo isso tem feito com que as pessoas cada vez mais procurem a terapia para se encontrarem.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões