Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Pelo bom funcionamento dos rins

Felipe Magalhães | Nefrologista

A  A  A     

A medicina tem diversas especialidades e uma delas é a nefrologia. Conhecido popularmente como o médico da hemodiálise, o nefrologista é o profissional responsável pelo bom funcionamento dos rins, seja prevenindo doenças ou atacando os problemas. Felipe Magalhães é nefrologista no Rio de Janeiro e conta como anda o mercado e o que é preciso para alguém se tornar um bom profissional na área.

O que faz um nefrologista? 


O nefrologista é uma especialidade médica, é o clínico especializado em doenças dos rins.  É mais conhecido por ser o médico que faz hemodiálise.

Que tipo de especialização é necessária para um nefrologista?

Primeiro é necessário fazer o curso de medicina. Depois, a maneira clássica é fazer dois anos de residência em clínica médica e mais dois anos de residência em nefrologia. Pode-se optar por uma pós-graduação, mas o mercado não vê com bons olhos.

Quais são as características necessárias para o profissional se tornar um bom nefrologista?

Um bom nefrologista precisa estudar e saber conversar com as pessoas, seja com outros médicos ou com os pacientes.

Como está o mercado para os médicos dessa área?

Essa é uma especialidade relativamente nova no Brasil, tem cerca de 50 anos. O mercado médico no Brasil oferece pleno emprego em praticamente todas as áreas, isso é, não se fica desempregado. Porém, a nefrologia, em especial, pagava bem mais que as demais especialidades clínicas, mas, neste momento, essa diferença tem diminuído.

Quanto ganha, em média, um médico nessa área?


O nefrologista ganha em média entre 10 mil e 20 mil reais por mês, porém trabalhando mais de 44 horas por semana. Li recentemente que a média entre os médicos no Brasil é de 52 horas por semana. 

Quais são as perspectivas para o futuro na área?


Bem, atualmente a nefrologia ainda se divide muito entre fazer hemodiálise dentro do hospital, em clínicas de hemodiálise e em alguns poucos empregos trabalhando em hospitais públicos. Agora deve começar a aumentar o volume de nefrologistas atendendo em consultórios, com o objetivo de prevenir as doenças de rins. São poucos os colegas que fazem isso e poucos pacientes que procuram, mas isso deve mudar.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões