Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Para o engenheiro mecânico Marcelo das Neves a decisão pela carreira do pai não sofreu influência da

Marcelo das Neves | Engenheiria Mecânica

A  A  A     
Para o engenheiro mecânico Marcelo das Neves a opção pela carreira do pai não aconteceu por pressão da família. Ainda criança, ele ficou encantado com o ambiente de indústrias repleto de máquinas e equipamentos. Bom com cálculos, números e física na escola, o caminho para a engenharia mecânica foi inevitável. Até o teste vocacional confirmou sua opção.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde o pai também é professor, Marcelo trabalha na área da indústria de automação. Ele explica em que áreas o engenheiro mecânico pode atuar: na indústria mecânica com automação e desenvolvimento de máquinas e motores, automação de linhas de fabricação, robótica industrial, em pólos petroquímicos, em empresas de manutenção e assistência técnica no setor, com pesquisa para desenvolvimento e aplicação de novos materiais e até no magistério.

Segundo o engenheiro, quem quer seguir esta carreira deve, além de gostar de cálculos, ter habilidade com desenho por causa dos projetos de máquinas. Além disso, raciocínio rápido e criatividade são fundamentais para os futuros engenheiros mecânicos.

Por que você escolheu a engenharia mecânica?

O meu pai é engenheiro mecânico e trabalhava com a fabricação de grandes motores para máquinas. Quando tinha uns 12 anos fui visitá-lo na fábrica onde ele trabalhava e adorei aquele ambiente. Achava interessante a idéia de trabalhar no meio daquelas máquinas. Na escola eu era bom com números e gostava muito de física. No ano em que prestei vestibular cheguei a fazer um teste vocacional que confirmou a minha escolha. Não tinha jeito: tinha que ser engenheiro mecânico.

Como é o trabalho deste profissional?

O engenheiro mecânico é o profissional que planeja e supervisiona a fabricação de máquinas, motores, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração e grande parte dos equipamentos que podem ser utilizados na indústria. Ele também pode ser responsável pelo controle de qualidade desses produtos e o acompanhamento da manutenção dos equipamentos.

Quais são as áreas de atuação do engenheiro mecânico?

A área de atuação é ampla. O engenheiro mecânico pode trabalhar na indústria mecânica com automação e desenvolvimento de máquinas e motores, automação de linhas de fabricação, robótica industrial, em pólos petroquímicos, em empresas de manutenção e assistência técnica, com pesquisa para desenvolvimento e aplicação de novos materiais e até no magistério.

Existem boas faculdades de engenharia mecânica? Você pode citar algumas?

Existem sim. No Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, onde estudei e a PUC são ótimas faculdades. Também temos o IME, Instituto Militar de Engenharia considerada a melhor do país nas áreas de armamentos e automobilística. Em São Paulo são boas faculdades a USP, Universidade de São Paulo, a USC Universidade de São Carlos, a Unicamp, além do ITA, em São José dos Campos que é mais direcionado para a indústria aeronáutica. No sul, a UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a UFPR, Universidade Federal do Paraná, também são ótimas opções. Em Minas são boas a Universidade Federal de Uberlândia e a PUC de Belo Horizonte.

Como está o mercado de trabalho para este profissional?

O mercado de trabalho está em expansão em alguns setores, outros apresentam um retração em função da crise que o país está vivendo. São boas opções as áreas de veículos automotores, máquinas e motores e os setores de automação e robótica.

Como deve ser o perfil de quem quer trabalhar com engenharia mecânica?

Como qualquer pessoa que deseja trabalhar com engenharia deve ter habilidade com números e cálculos, além de gostar de física. No caso da engenharia mecânica o aluno deve ter habilidade com desenho por causa dos projetos de máquinas. Além disso, é importante ter raciocínio rápido, ser meticuloso e criativo.

Que dicas você pode dar para quem vai ingressar na faculdade?

Procure uma boa faculdade e aproveite ao máximo porque é a faculdade que vai dar toda sua base. Se for possível, visite indústrias, veja como é o dia-a-dia do profissional e procure definir em que área você deseja se especializar assim que possível. Boa sorte!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões