Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Para fazer engenharia química é preciso gostar de matemática, química e física

Luciana Marçal | Engenheiro Químico

A  A  A     

Luciana Marçal descobriu qual seria sua profissão nas aulas de química. Sempre interessada em química, física e matemática, ela percebeu que a engenharia química poderia ser uma boa opção, por apresentar um mercado de trabalho em ascensão. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Luciana conta um pouco sobre o curso, o mercado de trabalho e o dia a dia da profissão.

Como e porque você decidiu ser engenheira química?

Até agosto de 1995 eu estava decidida a cursar Nutrição ou Engenharia dos Alimentos, por gostar muito de Química. Mas quando procurei conhecer estas profissões, conversando com profissionais, eu percebi que não era o que eu queria. Tinha Biologia demais, aula de anatomia e isto não combinava nem um pouco comigo! Então surgiu a Engenharia Química às vésperas do vestibular, indicada pelo professor de Química, Onoda, que me incentivou muito, mostrando como era o dia-a-dia da profissão e as disciplinas que eu iria cursar na universidade. Foi então que a "química" aconteceu! As palavras projeto, cálculo, indústria e processo soaram para mim como música e eu me descobri na Engenharia.

Onde você estudou?

Na Escola de Química da UFRJ, entre 1996 e 2000.

Como é o curso?

O curso tem uma duração de 5 anos (10 períodos). Há dois turnos, manhã e tarde, sendo que na realidade, as aulas de laboratório são quase sempre no turno inverso ao seu, ou seja, o curso é praticamente integral. O ambiente – salas de aulas, professores, computadores, infra-estrutura em geral – na Escola de Química da UFRJ é excelente.

Como é o trabalho do engenheiro químico?

Nosso trabalho é realizar projetos para indústrias químicas, como por exemplo projetos para otimização de processos petroquímicos, automação e controle de processos, simulação, e desenvolvimento de sistemas voltados para o controle de produção, integração corporativa e gerenciamento de informações laboratoriais. Há também engenheiros que trabalham em laboratórios químicos e bioquímicos, desenvolvendo novos processos, produtos e tecnologias.

Em que áreas este profissional pode atuar?

O engenheiro químico pode atuar em muitos ramos industriais, desde indústria alimentícia até indústria petroquímica. Ele pode trabalhar em uma indústria, como gerente de qualidade ou produção, por exemplo, assim como pode trabalhar em uma empresa de consultoria, prestando serviços e realizando projetos para várias indústrias, ou mesmo na área acadêmica, preparando aulas e desenvolvendo pesquisas.

Onde estão as melhores oportunidades de trabalho?

No Rio de Janeiro e em São Paulo, devido ao grande número de indústrias químicas e petroquímicas. Mas não podemos esquecer dos pólos de Triunfo no Sul e de Camaçari na Bahia, onde existem também muitas oportunidades para Engenharia Química.

Você fez algum curso de pós-graduação?

Estou cursando atualmente o curso de Gerência Estratégica da Informação da Escola Politécnica da UFRJ. Este curso tem duração de 13 meses e dá uma visão muito boa para quem atua em consultoria e gerência de projetos de Engenharia ligados à Tecnologia da Informação.

O que faz atualmente?

Atualmente eu trabalho numa empresa de consultoria em Engenharia chamada Chemtech. Nós fazemos parte da divisão ITPS da Siemens, responsável em desenvolver soluções para chão-de fábrica através do uso de Tecnologia de Informação. Realizamos projetos para indústrias de todo o Brasil (Petrobras, Bayer, Shell, Petrofértil, Deten Química, OPP/Odebrecht, Salgema, Monsanto, entre outras) e para o exterior também, em parceria com a Siemens da Alemanha. Meu trabalho é realizado sempre em equipe e devido aos nossos clientes fora do Rio, viajamos muito.

Quais as principais dificuldades no dia a dia da profissão?

Estar atento sempre às novidades do mercado seja em tecnologia ou em clientes potenciais. Lidar com equipes grandes e com diferentes formas de trabalhar. Realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Entender bem o negócio do cliente e o que ele espera como resultado do seu trabalho, através de muita conversa e "mão na massa"!

O que faz você se realizar profissionalmente?

Ver os projetos nos quais eu participo terminarem com sucesso. É muito gratificante ver o cliente satisfeito com o nosso trabalho, utilizando um sistema para melhorar sua produção, reduzindo perdas no processo e aumentando seus lucros.

Como está o mercado de trabalho para o recém-formado?

Acredito que mesmo num país como o nosso, onde a taxa de desemprego é alta, sempre há vaga para aqueles que procuram e se destacam. Temos muitas indústrias no Rio onde é possível conseguir vagas para estágio e ser contratado se soubermos mostrar o nosso potencial. O ideal é começar a trabalhar na universidade mesmo, fazendo iniciação científica e cursos complementares em áreas de interesse. Desta forma, podemos ganhar responsabilidade, amadurecimento e o mais importante, conhecer diferentes áreas de atuação. É importante para o currículo também, na hora de conseguir um estágio em empresa fora da universidade.

Quais as principais características de um engenheiro químico?

Deve gostar de matemática, informática e química. Deve ser disciplinado, atento às normas de segurança de trabalho e qualidade. Ter espírito de liderança e trabalho em equipe. Deve estar aberto sempre a mudanças. Ter gosto pela inovação.

Que dicas você daria para quem pretende ingressar nesta profissão?

Procure um profissional da área para conversar e esclarecer suas dúvidas. Nem sempre gostar apenas de Química é suficiente! Na UFRJ o curso é super voltado para a engenharia em si, e tem muita matemática, cálculos, projetos. No final, a Química é a nossa diferença das outras engenharias, mas não é tudo. Nunca deixe de se atualizar. Gostar de ler e pesquisar é muito importante. Outra dica é a integração da engenharia com a informática: tem muita empresa trabalhando nesta área no Rio e em São Paulo. Disciplina nos estudos durante o curso é fundamental. Esta pode ser a sua diferença no mercado de trabalho. E boa sorte!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões