Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Paisagismo: a profissão que encanta os olhos

Isis Gurken | Paisagismo

A  A  A     

Isis Gurken é graduada em Paisagismo, uma área que envolve a combinação de diversos interesses e conhecimentos como Arte, Botânica, Informática, Administração, Agronomia, iluminação... O resultado é o encantamento para os olhos, e a humanização e valorização de espaços públicos e privados.

Mais detalhes sobre a profissão e as habilidades que ela exige, Isis revela na entrevista a seguir.

Um breve resumo de sua formação e experiência profissional.

Sou Graduada em Paisagismo pela Escola de Belas Artes e Pós-Graduada em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica, ambas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Durante a Faculdade, fiz estágios em duas empresas particulares de paisagismo: uma na área de desenvolvimento e humanização de Projetos e a outra na área de Execução de Jardins, Manutenção e Projetos. Tive oportunidade também de estagiar na Subprefeitura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Departamento de Paisagismo.

Experiência Profissional:

Desenvolvimento de Projetos de Paisagismo para Bayer CropScience, Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos, Rede Record-RJ, Fiocruz, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Família Salvini, Sr. Hélio Moreira, Restaurante Barril 1800, entre outros. Acompanhamento Técnico da Execução de diversos jardins, inclusive os que eu desenvolvi o Projeto, Coordenação de manutenção e Consultoria Paisagística em áreas públicas e privadas.
 
Como você descobriu seu interesse pelo paisagismo?

Há mais de 30 anos, a minha família se dedica à reprodução e conservação de espécies vegetais em vias de extinção. A partir dessa consciência de preservação, me interessei pelo Paisagismo.

O que faz o paisagista e qual a formação necessária para desempenhar suas funções?

O paisagista profissional trabalha basicamente no desenvolvimento de Projetos, coordenação e acompanhamento de execução e manutenção de jardim, e presta consultorias. A formação no nível de Graduação em Paisagismo, que aborda noções de Artes, composição de jardim, mobiliário de jardim e história do paisagismo complementada com cursos de Botânica, jardinagem, Informática, Agronomia, Topografia, Administração, iluminação e outros afins, resulta em um profissional bem preparado para atuar no mercado.  

O local de trabalho é o escritório e as áreas externas.

Quais as habilidades e competências imprescindíveis neste profissional?

Ter habilidade para trabalhar em equipe, ter iniciativa, bom senso, discernimento, boa comunicação, saber diagnosticar a necessidade do cliente e sempre buscar conhecimentos em várias áreas afins ao paisagismo como, por exemplo, Botânica (conhecer o nome e família das espécies vegetais bem como seu porte e tolerância ao sol), Arquitetura (fazer levantamentos de áreas externas, tomar nota dessas informações corretamente, ler uma planta baixa de arquitetura), Administração (saber desenvolver um orçamento, negociar seu serviço, participar de reuniões, fazer ATA) e Informática (ter noção básicas dos programas Word, Excel, AutoCad, Corel Draw e Photoshop).

Existem cursos de graduação em paisagismo ou esta é só uma especialização?

Poucos cursos de graduação em Paisagismo são reconhecidos pelo MEC. O curso ministrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro na Escola de Bela Artes (duração: 4 anos) é reconhecido. Existem hoje diversos cursos de especialização em Paisagismo que abordam o tema superficialmente.

Qual o mercado de trabalho?

Quem contrata um paisagista geralmente são empresas de paisagismo, arquitetura, engenharia, instituições públicas e chácara de plantas, mas na maioria das vezes os profissionais atuam como autônomos. Quem compra serviços de paisagismo são órgãos públicos, pequenas, médias e grandes empresas nacionais e multinacionais e pessoas físicas da classe A e B. 

A profissão é reconhecida?

A profissão não é reconhecida pela inexistência de um Conselho Regional.

Para você, qual a maior dificuldade da profissão e a maior gratificação profissional?

Maior gratificação: ver o trabalho atender às expectativas do cliente, obtendo o reconhecimento e os elogios, afirmando assim a especificidade e importância do profissional paisagista.

Maior dificuldade: com a inexistência de um Conselho Regional, o paisagismo pode ser exercido por profissionais das mais diversas áreas que vêem um mercado oportuno e lucrativo. A grande dificuldade, acredito que mais para o profissional autônomo e micro-empresários, é se firmar no mercado.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões