Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Odontologia trata de pessoas, e não só de cáries

Ricardo Gastaldelo de Lima | Dentista

A  A  A     

O dentista Ricardo Gastaldelo de Lima formou-se pela Unigranrio e exerce a odontologia clínica. Apesar de achar que o futuro não está muito promissor para os dentistas que estão saindo da universidade, ele ainda considera a Odontologia uma das profissões que mais dá satisfação para quem a exerce.

Por que você acha que o mercado de trabalho não é promissor?

O problema é que o mercado não está absorvendo a quantidade de gente que está saindo das universidades. O Brasil já é o segundo ou terceiro país que tem mais dentistas no mundo. Os recém-formados deixam a universidade com a ilusão de que vão ficar ricos rápidos, que vão ganhar muito dinheiro. Mas não é bem assim, a não ser que você tenha um familiar ou alguém próximo - que já está estabilizado profissionalmente - com quem trabalhar. Montar um consultório e comprar todo o equipamento custa caro. E ter uma clientela não é tão fácil também.

Quais as aptidões que o aluno deve ter para ingressar nessa carreira?

Um bom dentista precisa gostar de ajudar as pessoas, visar sempre o lado humano e o caráter social do problema. Sensibilidade é um pré-requisito básico para ser um profissional querido e respeitado pelos pacientes. Deve haver uma noção de interação de todo o corpo do paciente, e não só do dente que está se tratando, pois isso envolve dor e pode causar sérios danos e traumas.

Dentro das especializações, qual o campo que apresenta melhor chance aos profissionais?

As especializações em ortodontia, reabilitação bucal e cirurgia ainda têm um campo melhor, pois ainda não existem muitos profissionais nessas áreas e há bastante demanda. Mas esses especialistas só podem resolver problemas específicos, diferente dos clínicos, que têm uma noção do geral e conseguem resolver todos os problemas.

Como deve ser a preparação de um candidato a uma vaga em Odontologia?

Ele deve estudar muita biologia, genética, química, física e matemática. E não pensem que é só para passar no vestibular: isso será aplicado em toda a sua vida profissional, a odontologia usa os conceitos dessas matérias todos os dias.

Um conselho para os alunos que pretendem abraçar essa profissão...
 
A odontologia não está ligada só ao dente, mas ao corpo todo. O dentista trata da pessoa, e não de uma simples cárie, por exemplo. Antes de fazer o vestibular, é legal ir às universidades, visitar consultórios, clínicas, e, principalmente, conversar com profissionais da área. É importante conferir para ver se essa é a sua "praia". Tem que gostar muito do ofício para dar certo como profissional.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões