Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O terapeuta da comunicação

Gladstone Leite Junior | Fonoaudiólogo

A  A  A     

A fonoaudiologia é a ciência que estuda funções ligadas à mastigação, deglutição, respiração e à comunicação humana. O profissional que trabalha na área pode acompanhar desde bebês a pessoas na fase senil, com simples problemas de audição, complexas disfunções na fala ou, até mesmo, com sequelas de doenças graves. Fonoaudiólogo com experiência na área de próteses auditivas, Gladstone Leite Junior fala um pouco do curso de fonoaudiologia, explica o campo de trabalho para os profissionais da área e adianta quais são as perspectivas para aqueles que estão interessados em ingressar na profissão.

O que faz um fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo é definido hoje em dia como o terapeuta da comunicação. As áreas da fonoaudiologia (principais) são: audiologia, voz, motricidade e linguagem. Nosso trabalho deixou de ser apenas com crianças que trocam f e v para abranger TODA a área da comunicação humana.

Que tipo de especialização é necessária para trabalhar com fonoaudiologia?

Isso irá depender da área escolhida. Primeiramente são 4 anos de graduação em Fonoaudiologia. Depois, como exemplo, em casos de reabilitação com pacientes que sofreram derrame ou com crianças com atraso de linguagem a especialização será em LINGUAGEM. E assim segue para as demais áreas anteriormente citadas.

Quais são as formas de trabalho para um fonoaudiólogo? Onde ele pode trabalhar?

Ás áreas são muito abrangentes hoje em dia. O principal lugar ainda é o consultório. Mas, como novidades, temos fonoaudiólogos em Perícias, no caso de escutas telefônicas. Também em cursos preparatórios para provas orais e também em Consultorias de Campo nas mais diversas áreas.

Quais são as características necessárias para ser um profissional na área?

É necessário gostar da área da saúde e de estudar muito. Também gostar de se comunicar e saber que trabalharemos com os mais diferentes tipos de indivíduos e suas individualidades.

Como está o mercado de fonoaudiologia?

Todos sabemos que o Brasil está com grandes déficits em relação à Saúde. Então a área pública (exceto o PSF - Programa da Saúde da Família) não é a melhor escolha. As empresas ligadas à reabilitação da audição e à realização de exames, como o teste da orelhinha, são o grande "boom" da fonoaudiologia no mercado.

Quanto ganha, em média, um fonoaudiólogo?

Hoje em dia, no Rio de Janeiro, o piso do fonoaudiólogo é, em média, de R$1,8 mil.

Quais são as perspectivas para o futuro na área?

Há uns 10 anos atrás acreditava-se que, apesar de nova, a profissão estaria falida. Mas os profissionais souberam contornar muitas situações (como o ATO MÉDICO) e hoje é uma carreira em ascensão. Cada vez mais se torna fundamental a presença de um profissional qualificado da área desde o momento do nascimento de um bebê (teste da orelhinha) até a senilidade (com problemas para deglutição que surgem com Parkinson, por exemplo). A fonoaudiologia é uma profissão encantadora.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões