Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O responsável pelos alimentos

Aline Camarão Telles Biasoto | Cientista dos Alimentos

A  A  A     

Para a comida chegar as nossas mesas, diversos profissionais participam desse processo, desde a colheita (ou criação) até a venda nos supermercados. Um dos profissionais mais importantes no trato com os alimentos é o bacharel em Ciências de Alimentos. É ele quem cuida para que o alimento chegue fresco ao consumidor e que novos produtos sejam criados para saciar o apetite dos brasileiros. Profissional da Embrapa, Aline Biasoto explica o que faz um cientista dos alimentos, o seu campo de atuação e como anda o mercado brasileiro para ele.

O que faz um profissional de ciência dos alimentos?

O profissional bacharel em Ciências dos alimentos tem conhecimento para trabalhar em todas as vertentes relacionadas aos alimentos e às bebidas, abrangendo desde a pós-colheita, pós-ordenha, pós-abate ou pós-captura, até a mesa do consumidor. Esse profissional tem a responsabilidade de proporcionar maior vida útil ao alimento produzido, desenvolver produtos alimentícios, estabelecer a industrialização adequada aos produtos e resíduos, utilizar o bioprocessamento como ferramenta para obter novos alimentos e aproveitar resíduos, distribuir o alimento obedecendo a legislação e os padrões modernos de logística e fazer com que chegue à mesa do consumidor com qualidade garantida, atendendo os mais exigentes e sofisticados mercados.

Qual é o campo de atuação desse profissional?


O profissional pode atuar no gerenciamento e participação de equipes técnicas de empresas agroindustriais, assim como em trabalhos de assessoria, consultoria, controle de qualidade e marketing; administração de órgãos, instituições públicas responsáveis pela formulação e implantação de programas de defesa e educação do consumidor; gerenciamento de serviços de atendimento ao consumidor em empresas de alimentos, restaurantes públicos, indústrias, redes comerciais ligadas ao ramo da alimentação, laboratórios de análise sensorial e de qualidade em indústrias alimentícias e atuar em docência e pesquisa na área de alimentação e nutrição.

Como é o curso de Ciência dos alimentos?

Ele é multidisciplinar e aplicado, estando relacionado a uma grande quantidade de áreas do conhecimento, como: Microbiologia de alimentos, Segurança alimentar e nutricional, Química de alimentos, Análise de alimentos, Processamento de alimentos, Desenvolvimento de produtos, Garantia e controle de qualidade, Serviços de alimentação, Análise sensorial, Embalagens para alimentos, Bioquímica de alimentos, Gastronomia molecular e Agroindústria.

Como está o mercado para quem se forma na área?

Amplo uma vez que o Brasil é um dos principais produtores mundiais de alimentos e este profissional é capacitado para trabalhar em qualquer área do setor agroindustrial. Podendo trabalhar tanto em fazendas, como em indústrias processadoras de alimentos, além de centrais de abastecimento e distribuição. Também há oportunidades para estes profissionais no setor varejista, em supermercados, padarias e restaurantes.

Quanto ganha, em média, um profissional de ciência de alimentos?

Em média, o salário inicial do bacharel em ciência dos alimentos está em torno de R$ 2.500,00 (para jornada de 8h de trabalho).

Quais são as perspectivas para o futuro na área?

Com a melhora do poder aquisitivo, o brasileiro compra ainda mais comida, assim a procura por profissionais da área só tende a crescer.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões