Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O Responsável Pelo Verde Nas Cidades

Gerson Reichert | Paisagista

A  A  A     

Há muito o homem deixou o campo e foi para as cidades, mas, apesar da distância, sempre procurou manter o contato com a natureza. O responsável por garantir o verde na paisagem urbana, de forma harmônica, é o paisagista. É ele que projeta os jardins e os espaços verdes que passam uma sensação de bem-estar a todos, além de melhorar o microclima local. Gerson Reichert é paisagista e dá alguns detalhes do dia a dia da profissão e da formação necessária para esse profissional.

Quais são as atribuições de um profissional que trabalha com paisagismo?


Um paisagista intervém na paisagem, sendo ela urbana, rural ou até mesmo natural. O principal objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas, tanto do ponto de vista estético, sensorial e funcional.

Qual é a formação necessária para alguém se tornar um paisagista?


Na grande maioria dos projetos paisagísticos, se utiliza uma grande variedade de plantas, sendo fundamental um bom conhecimento botânico e de solos. Além disto, é fundamental o conhecimento plástico, para reproduzir nos projetos as texturas, cores e volumes de forma harmônica.

Quais são as características necessárias para um bom profissional na área?


Um bom profissional deve ter paciência com as pessoas, gostar da natureza e, de preferência, possuir dons artísticos. Um bom paisagista tem que “arregaçar as mangas” e viajar, participar de congressos ligados à área e sempre procurar inovar em seus projetos.

Como é um dia de trabalho de um paisagista?

Geralmente é muito variado: às vezes conversando com clientes, tentando entender seus desejos e expondo suas ideias, às vezes em casa ou no escritório projetando e pesquisando e, como no meu caso, estou muito em campo, muitas vezes envolvido diretamente com os jardineiros.
 

Quanto ganha, em média, um paisagista?

Isto é uma questão muito variável, mas, se pensarmos em jardins residenciais de classe média, se pode ganhar entre R$ 1,5 mil e R$ 10 mil em um projeto. Um profissional com boa projeção no mercado consegue, em media, dois projetos mensais, faturando, assim, um bom salário.

Como estão as perspectivas de trabalho para o jovem que escolhe a profissão?

O paisagismo está diretamente ligado à economia. Quando a renda das pessoas está satisfatória, elas investem mais em qualidade de vida através de um bom jardim. De uma maneira geral, é perceptível que estamos vivendo um momento de grandes mudanças. Até há poucos anos, as pessoas no Brasil viam a natureza como algo que oferecesse perigo. Aos poucos as pessoas, de uma maneira geral, estão percebendo que a natureza tem papel fundamental em nossas vidas. Um jardim bem arborizado, por exemplo, melhora o microclima local, atrai a fauna, purifica o ar, reduz os ruídos causados pelos equipamentos urbanos, além de nos causar bem estar.

Nos países mais desenvolvidos, observamos já há muito mais tempo a importância dos jardins. A História dos jardins está muitas vezes fortemente ligada à História da arte, tal foi, e continua sendo, sua importância na Europa e em outros continentes. O Brasil está passando da fase de desmatar, onde a mata é vista como inimiga do homem, para reflorestar e rearborizar as cidades. Muitas cidades hoje já sabem da importância de melhorar suas praças, parques, ruas e avenidas, mas ainda há muito a se fazer para melhorar a qualidade técnica destas melhorias.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões