Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O psicólogo deve ter um profundo interesse pelos problemas humanos, paciência e equilíbrio

Flávia Viana | Psicóloga

A  A  A     
Estudar e entender a mente e o comportamento humanos. Essa é o grande desafio do profissional de psicologia, segundo Flávia Viana. Profissional da área há 13 anos, Flávia afirma que o psicólogo deve ter profundo interesse pelos problemas humanos, equilíbrio emocional, paciência e habilidade em observar e analisar.
 
Formada pela Universidade Federal do Rio do Janeiro, Flávia garante que o mercado de psicologia está em expansão. "O psicólogo está conquistando novos espaços e sua área de atuação tem crescido nesta última década", diz. Segundo ela, a psicologia esportiva é um caminho promissor. "Ainda não existem profissionais bem qualificados e os poucos que existem são muito disputados", explica.
 
Nessa entrevista, Flávia explica como é o dia a dia de trabalho, aponta as áreas de atuação e dá dicas para quem quer ingressar na carreira. Dúvida comum entre os estudantes, ela explica a diferença entre psicólogo, psiquiatra e psicanalista.
 
Por que você decidiu estudar psicologia?
 
Eu sempre me interessei pela área de saúde. Como a maioria dos meus colegas de profissão, optei por esta carreira por ter uma profunda curiosidade e interesse pelo comportamento humano. Além disso, sempre fui muito observadora e paciente para ouvir problemas de outras pessoas. A mente humana é um grande labirinto e isso é fascinante.
 
Em que áreas o psicólogo pode atuar?
 
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e os comportamentos humanos. O psicólogo pode fazer isso através da observação, da análise e avaliação das emoções e necessidades internas das pessoas.
 
A área de atuação do profissional é bastante ampla. Ele pode trabalhar como clínico em consultórios, hospitais, empresas, clínicas especializadas, entidades de atendimento a portadores de deficiências físicas e mentais, entre muitas outras organizações.
 
A área de recursos humanos inclui, além  de recrutamento e seleção, programas de aperfeiçoamento e especialização. Atualmente também tem se desenvolvido o campo de saúde do trabalhador, envolvendo programas de redução de estresse e qualidade de vida. O profissional também pode atuar em escolas auxiliando crianças e adolescentes para um maior rendimento escolar.
Qual a diferença entre psicólogos, psiquiatras e psicanalistas. Você poderia explicar?

É bem comum ocorrer esta confusão porque os três profissionais tratam de problemas relacionados com a mente humana. Os psicólogos têm a formação orientada para os aspectos psicossociais e não podem receitar medicamentos. Já os psiquiatras tratam de quase todas as perturbações mentais e adotam tanto os métodos psicológicos quanto os biológicos. Eles são formados em medicina e fazem residência com especialização em psiquiatria. E os psicanalistas dão ênfase ao entendimento da realidade psíquica dos pacientes. Não costumam receitar medicamentos e preferem associar o tratamento psicanalítico ao psiquiátrico quando há necessidade. A formação varia de acordo com as entidades que cursam. Podem ser tanto psicólogos como psiquiatras. Terapeuta é o termo genérico que pode ser aplicado a psicólogos, psiquiatras e psicanalistas.

Como deve ser o perfil de alguém que deseja trabalhar com psicologia?
 
Ele deve ter um profundo interesse pelos problemas humanos, equilíbrio
emocional, flexibilidade, paciência e habilidade em observar e analisar. 
 
Como está o mercado de trabalho para o psicólogo?
 
O mercado está em expansão. O profissional está conquistando novos espaços e a sua área de atuação tem crescido nesta última década. A área de clínica está um pouco saturada, pois existem muitos profissionais atuando neste setor. Uma das áreas em expansão atualmente é a psicologia esportiva. Ainda não existem profissionais bem qualificados e os poucos que existem são disputados para desenvolver a capacidade de concentração, aumentar a motivação, controlar o estresse dos atletas e aumentar a união dos grupos.
 
Que conselhos você pode dar para quem deseja seguir esta carreira?
 
O fundamental em qualquer carreira é estudar muito. Seja um observador sempre. O currículo do curso é bastante amplo, portanto aproveite todas as disciplinas que a faculdade tem a oferecer. Você vai estudar desde fisiologia, ética, psicologia da personalidade, psicologia escolar até estatística. Procure se especializar em alguma área e busque estágios desde o início da faculdade.
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões