Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O profissional de direito deve aprender a lidar com vitórias e fracassos

Marcelo Souza Goulart | Direito

A  A  A     

Aprender a administrar vitórias e fracassos. Este é o principal conselho que o advogado Marcelo Souza Goulart dá para quem deseja seguir a sua carreira. Segundo ele, o advogado deve, entre outras coisas, ser bem articulado, gostar de ler e escrever, ter um senso crítico apurado, ter um profundo interesse pela sociedade e por leis, além de ser observador.

Formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o advogado trabalha na área jurídica de uma grande empresa do setor financeiro. Há onze anos na profissão, ele diz que o mercado de trabalho, apesar do grande número de pessoas que se formam todos os anos, está sempre pronto para receber profissionais bem qualificados. Ele aponta os concursos uma excelente opção para quem deseja estabilidade e está disposto a estudar.

Por que você decidiu ser advogado?

Eu nunca pensei em seguir outra carreira. Sempre gostei de defender minhas posições com teimosia e escrever. Até cheguei a fazer um teste vocacional da adolescência a pedido da minha mãe, mas o caminho apontado não foi diferente. No meio da faculdade consegui um estágio numa empresa da área de mineração e quando me formei fui contratado por ela. Trabalhei lá por sete anos. Hoje trabalho na área jurídica de uma grande empresa do setor financeiro.

Como é o dia a dia da profissão?

Muito corrido. Se o profissional trabalha com advocacia, como é o meu caso, está sempre envolvido em papéis e livros. Reuniões com clientes, com juízes, outros advogados também faz parte do dia a dia. Além disso, geralmente o advogado comparece em muitas palestras da área e, no tempo livre, tem que estar revendo processos e leis. O trabalho nos consome muito e a pressão é grande, mas é extremamente gratificante o exercício da luta pela justiça.

Em que áreas o profissional pode atuar?

Há duas grandes carreiras: advocacia e a carreira jurídica. Cada uma tem várias especializações. Na advocacia, o profissional pode representar empresas, instituições ou pessoas físicas, defendendo os seus interesses. Nesta área o profissional pode atuar com direito penal ou criminal, civil, administrativo, ambiental, comercial, trabalhista, etc. Na carreira jurídica, ele pode optar pela advocacia pública, magistratura, Ministério Público ou trabalhar em delegacias de polícia.

 

Como está o mercado de trabalho?

Acho que, para o profissional que está disposto a estudar, o direito é a melhor área. Embora concorridos, os concursos são uma excelente opção. Os cargos e os salários são muito bons e a estabilidade e os benefícios também motivam. Além disso, apesar do número grande de profissionais no mercado, a demanda por pessoas qualificadas é muito grande.

Como deve ser o perfil de um advogado?

Ele deve ser bem articulado, gostar de ler e escrever, ter um senso crítico apurado, ter um profundo interesse pela sociedade e por leis, ser observador, muito bem informado, dedicado e saber lidar com a pressão que às vezes assusta. Também tem que estar preparado para encarar os fracassos que também fazem parte da profissão.

Que conselhos você pode dar para quem quer cursar Direito?

Em primeiro lugar, vá a um tribunal, assista a um julgamento, converse com profissionais da área ou estudantes de direito. Quando você entrar na faculdade vai estar ciente das dificuldades. Estude bastante, faça cursos por fora. Eu recomendo que os alunos procurem cursos de oratória, já que muitas faculdades não dão ênfase à esta disciplina. É importante também, tentar traçar a área em que você deseja atuar já que existem muitas possibilidades. E estagie assim que você puder. Um bom conselho é tentar desde cedo aprender a lidar com vitórias e fracassos.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões