Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O Personal Trainer e a Manutenção da Saúde

Claudio Peixoto | Personal Trainer

A  A  A     

A dieta e os exercícios físicos entraram definitivamente em nossa rotina. Hoje, mesmo quem não controla a alimentação regularmente deve praticar alguma atividade física, evitando o sedentarismo e melhorando a qualidade de vida.

O Personal Trainer desempenha um papel importante: pode ser o responsável por uma iniciação correta nos exercícios, levando os sedentários a tomar gosto pela ginástica, e também atuar como treinador particular de quem já tem experiência, alcançando melhores resultados em menor tempo.

Para se tornar um Personal Trainer, é necessária a formação em Educação Física com posterior especialização. Apesar de não reconhecida formalmente como profissão, o número de treinadores pessoais tem aumentado muito nos últimos anos, abrindo novos mercados e possibilitando uma ampla variedade de escolhas para os interessados.

Cláudio Peixoto formou-se em Educação Física na UERJ em 1985, cursando posteriormente especialização em futebol, concluída dois anos depois. Em 2000, completou o seu mestrado em Ciência do Desporto, tornando-se ainda especialista em Biomecânica Prática Laboratorial em 2004.

Hoje atua como Personal Trainer, professor auxiliar da disciplina de Biomecânica I, na Universidade Estácio de Sá e é diretor do Well Fit Estúdio de Condicionamento Físico.

Veja em sua entrevista alguma dicas sobre o mercado e a profissão:

Por que você escolheu esta carreira?

Por ser a única carreira da área da saúde que atua somente com saúde e pelo prazer no exercício do magistério.

Que habilidades você considera fundamentais para esta profissão?

Prestação de serviço, assim como o exercício do magistério exige forte relacionamento interpessoal. Além da necessidade constante de atualização do conhecimento, o que leva a um maior comprometimento.

Existe preconceito com a formação em educação física ou isso mudou ultimamente?

Desde os meados dos anos 80 a atuação da educação física vem recebendo um enfoque mais científico e como conseqüência maior respeito por parte da sociedade.

O que você aconselha a quem também quer segui-la?

Acredito que é preciso vocação, mas principalmente comprometimento com a profissão.

Quais os maiores desafios que você já enfrentou na profissão? Valeu a pena?

Os maiores desafios foram adquirir respeito profissional e uma oportunidade no mercado de trabalho, mas valeu a pena enfrentá-los.

Você trabalha em conjunto com outros profissionais, como nutricionistas e fisioterapeutas? O que eles acrescentam ao seu trabalho?

Sim. Sempre buscamos efetuar uma dinâmica troca de informações entre profissionais de áreas afins, para benefício do aluno.

Como está o mercado para Personal Trainers atualmente?

Nosso mercado passa por um momento de redefinição, porém continua como uma boa e informal opção.

Quais os seus planos para o futuro e como você vê o setor?

Tenho como meta atuar como consultor na área de Educação Física e Saúde, e vejo o setor com um crescimento modesto e constante.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões