Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O farmacêutico deve garantir a segurança e eficiência dos produtos industrializados

Fernando José Chaves | Farmácia

A  A  A     

Ler bula de remédio?! Pois foi por este interesse na composição dos produtos que o farmacêutico Fernando José Chaves percebeu que deveria estudar Farmácia. Formado pela Universidade Federal Fluminense, o profissional é um curioso "incurável" e diz que esta qualidade é fundamental para quem deseja seguir a profissão, principalmente para quem pretende trabalhar com pesquisa.

Segundo ele, a principal função do farmacêutico é garantir a segurança e eficiência de todo tipo de produto industrializado. Atualmente responsável pela supervisão da produção de medicamentos de um grande laboratório farmacêutico no Rio de Janeiro, o profissional afirma que o mercado está se ampliando, principalmente em indústrias de alimentos, cosméticos e medicamentos. Mas, segundo ele, é fundamental ter muitas especializações e estar se atualizando sempre!

Por que você decidiu estudar Farmácia?

Eu sempre tive interesse na composição dos produtos, de alimentos a remédios. Eu sou o tipo de pessoa que gosta de ler bula de remédio! Na escola era um aluno muito aplicado em química e levava fórmulas de remédios e bulas para discutir com o professor. Quem me aconselhou a seguir esta carreira foi justamente este professor. Hoje sou muito feliz na minha profissão.

Qual é a principal função do farmacêutico?

A principal função é garantir a segurança e a eficiência de medicamentos, de cosméticos e de alimentos industrializados. Cabe a nós fazer o registro de novas drogas e verificar se os produtos não chegam contaminados ao consumidor ou fora dos padrões.

Em que áreas o profissional pode atuar?

Eu trabalho em um laboratório de medicamentos, supervisionando a produção de remédios e na pesquisa e desenvolvimento de princípios ativos e aplicações científicas de novas drogas. Além disso, o profissional pode trabalhar em indústrias de alimentos, implantando métodos de processamento de alimentos ou no controle de qualidade; desenvolvendo cosméticos e produtos diversos; em laboratórios com análise clínica e toxicológica; ou ainda no comércio farmacêutico controlando a venda de remédios em drogarias, etc.

Como deve ser o perfil de quem deseja trabalhar nesta profissão?

Deve ser uma pessoa bastante metódica, organizada e paciente, além de gostar muito de química. Também deve ser uma pessoa interessada, curiosa e gostar de estudar.

Como está o mercado de trabalho?

O trabalho no comércio farmacêutico já está extremamente saturado. Além disso, é o que oferece os salários mais baixos. Porém, uma boa área é a dos laboratórios farmacêuticos e indústrias de cosméticos e alimentos. Os salários em algumas indústrias chegam a ser bem altos. Mas é necessário ter várias especializações e estar bastante atualizado com novos métodos e técnicas de pesquisa.

Que dicas você pode dar para quem deseja estudar Farmácia?

Assim como eu fazia na época de escola e faço até hoje, procure saber a composição dos produtos à sua volta. Seja um curioso! Nos primeiros períodos o estágio ainda é muito difícil, então dedique-se muito à faculdade. É fundamental dominar matérias como química, física, microbiologia e parasitologia.

Participe de seminários, congressos e tudo o que for possível. A partir do quinto período você já deve procurar estágios, pois já começa a ter matérias profissionalizantes. Não deixe de se atualizar sempre!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões