Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O engenheiro mecânico deve projetar e supervisionar a fabricação de máquinas

Eurico Vieira Bastos | Engenheiro Mecânico

A  A  A     
Eurico sempre quis engenheiro, mas nunca soube qual especialidade iria seguir. Foi na universidade que decidiu ser engenheiro mecânico. Segundo ele, embora muita gente ache as Engenharias parecidas, as especialidades são muito diferentes e cada uma delas tem suas características próprias.

Formado pela UFRJ em 1997, o engenheiro trabalha em uma empresa especializada na área de automação, Feixe Automação, que nasceu na Incubadora de Empresas da Coppe, Coordenação de Projetos em Engenharia da UFRJ.

Segundo o profissional o mercado de trabalho varia bastante mas uma boa opção,é o trabalho no desenvolvimento, implantação e gerenciamento de linhas de produção mais competitivas. Ou ainda na criação de protótipos de máquinas. “Já o trabalho para empresas de construção de equipamentos, para indústria siderúrgica e máquinas para a agricultura está crescendo”, completa.

Por que você decidiu estudar Engenharia Mecânica?

Eu sempre quis fazer Engenharia, mas não sabia qual área específica. No início pensei em fazer engenharia elétrica, mas durante o curso no convívio com os professores e com alguns profissionais que trabalhavam como engenheiros mecânicos acabei optando por esta última. Para quem está de fora as Engenharias parecem todas iguais, mas são muito diferentes. Cada uma tem suas características próprias e o seu mercado de trabalho. Me formei há seis anos na UFRJ e estou fazendo pós-graduação na Coppe, Coordenação de Projetos em Pós Graduação da UFRJ.

Como é o trabalho do Engenheiro Mecânico?

Ele deve projetar e supervisionar a fabricação de máquinas, veículos, sistemas de aquecimento, refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Ele controla e define as normas e procedimentos de segurança durante a produção. Ele também calcula a quantidade necessária de matéria prima e organiza sistemas de armazenagem. Além disso, é responsável pelo controle de qualidade com testes de resistência.

Em que área o profissional pode atuar?

Ele pode atuar em indústrias no desenvolvimento de projetos de fabricação de equipamentos e máquinas em geral, com a criação de protótipos de máquinas, no desenvolvimento e gerenciamento de linhas de produção ou até em vendas técnicas, no acompanhamento da comercialização de bens produzidos e com suporte técnico aos clientes. Eu trabalho numa empresa que nasceu Incubadora de Empresas da Coppe, a Feixe e que atua na área de Automação.

Como está o mercado de trabalho?

No Brasil, o mercado de trabalho é uma coisa que varia bastante. Há demanda para algumas áreas, outras já estão saturadas. E isto varia de acordo com a economia do país. Uma boa opção,é o trabalho no desenvolvimento, implantação e gerenciamento de linhas de produção mais competitivas. Ou ainda na criação de protótipos de máquinas. Há algumas indústrias no interior de São Paulo especializada nesta área. A demanda também varia dependendo do tipo de indústria. A de automóveis, por exemplo, passa por uma fase difícil, portanto é mais difícil encontrar vagas neste setor. Já o trabalho para empresas de construção de equipamentos, para indústria siderúrgica e máquinas para a agricultura está crescendo.

Que características deve ter alguém que deseja seguir esta carreira?

O trabalho do engenheiro mecânico é um dos mais técnicos dentro da engenharia. Estamos sempre envolvidos em projetos de máquinas e cálculos mirabolantes. É importante ter habilidade com números e gostar de física. Também é necessário ter habilidade com desenho e com computadores que são indispensáveis para a projeção de máquinas. Em certos casos, também é necessário ter disposição para morar no interior do país, pois muitas industrias ficam distantes das grandes cidades. Além disso, é fundamental ter criatividade para buscar soluções inovadoras sempre!

Que conselhos você pode dar para quem vai ingressar na faculdade no ano que vem?

Estude bastante durante a faculdade. Abuse dos professores! Se aplique nas aulas de cálculo, pois eles vão ser a base do seu trabalho. Procure estágios a partir do quarto período.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões