Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

"O enfermeiro é o principal auxiliar do médico", diz a enfermeira Marina Ribeiro

Marina Ribeiro | Enfermagem

A  A  A     
“O enfermeiro é o principal auxiliar do médico.” É o que explica a enfermeira Marina Ribeiro. Segundo ela, o trabalho do enfermeiro é fundamental na recuperação e no bem estar dos pacientes. “É ele quem observa o estado geral do paciente dia a dia e providencia a sua medicação, de acordo com a prescrição do médico”, diz  Marina, na profissão há dez anos.

Segundo Marina, há vagas no mercado de trabalho, mas os salários ainda são baixos. “Felizmente, a importância do profissional de enfermagem vem sendo cada vez mais reconhecida pelos médicos e talvez, com isso, este panorama mude um pouco”. Para ela, está aumentando a procura por enfermeiros que atendam em casa, principalmente a idosos e acidentados, além dos enfermeiros especializados em cuidados com crianças e recém-nascidos.
 
Por que você escolheu esta profissão?

Sempre gostei de cuidar das pessoas, mas minha escolha por enfermagem foi por acaso. Eu havia tentado o vestibular para Medicina, mas como já tinha uma filha e era difícil estudar, não consegui passar. No ano seguinte, conversando com uma amiga que era enfermeira, decidi que era isso o que iria fazer. Apesar das dificuldades e dos baixos salários, adoro a minha profissão.
 
Como é o trabalho do enfermeiro?

O enfermeiro é o principal auxiliar do médico. É ele quem cuida dos pacientes internados num hospital ou clínica, já que o médico não pode ficar todo o tempo no hospital. É ele quem observa o estado geral do paciente dia a dia e providencia a medicação para os pacientes, de acordo com a prescrição do médico.O enfermeiro aplica injeções, soros e faz curativos. Geralmente é ele que chefia a equipe de técnicos e atendentes de enfermagem, além de controlar o uso do material médico.
 
Como é a relação entre o enfermeiro e o médico?

Como eu disse, o enfermeiro é o braço direito do médico. Portanto a relação deles tem que ser muito harmônica. É ele quem fica com o paciente a maior parte do tempo, então o trabalho dele é fundamental para a recuperação do paciente.

Como está o mercado de trabalho?

Há vagas no mercado de trabalho, mas os salários ainda são baixos. Felizmente, a importância do profissional de enfermagem vem sendo cada vez mais reconhecida, principalmente pelos médicos, e talvez, com isso, este panorama mude um pouco. Está aumentando a procura por enfermeiros que atendam em casa, principalmente a idosos e acidentados. Além disso também cresce a procura por enfermeiros especializados em cuidados com crianças e recém-nascidos. Outra área que cresce é a de enfermagem de resgate, na qual o enfermeiro participa da equipe de salvamento de vítimas de acidentes, incêndios etc.

Como é o curso de enfermagem?

O curso dura quatro anos e é preciso estudar muito. Estudamos muita coisa de Medicina. As aulas teóricas estão sempre ligadas às práticas. Além de estudarmos anatomia, histologia, citologia e dissecarmos cadáveres, aprendemos matérias de administração e psicologia. Geralmente no segundo ou terceiro ano, já começamos o estágio supervisionado em enfermarias.

Qual deve ser o perfil de quem deseja trabalhar com enfermagem?

Ele deve ser essencialmente uma pessoa que goste de cuidar dos outros. Deve gostar da área médica, ser dedicado, carinhoso e ter muita sensibilidade. O trabalho do enfermeiro não é só aplicar injeções e ministrar os medicamentos, ele deve dar atenção, carinho e estar sempre preocupado com o bem estar do paciente. Que dicas você pode dar para quem vai entrar na faculdade? Prepare-se para estudar muito! Não ache que o enfermeiro vai ter que estudar menos que o médico! É fundamental que o enfermeiro saiba muito bem o que está fazendo e, para isso, a base da faculdade é importantíssima. Nos estágios esteja sempre muito atento e procure estabelecer, desde cedo, uma relação de parceria com os médicos. Apesar das dificuldades é uma profissão extremamente gratificante!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões