Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

O desafio de reabilitar e trazer as pessoas de volta à vida

Denise Flávio | fisioterapeuta

A  A  A     

A fisioterapeuta Denise Flávio de Carvalho Botelho Lima, formou-se em 1987, pela Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade à Criança Excepcional, no Rio de Janeiro, uma das pioneiras na implementação do curso de Fisioterapia no Brasil.

Há mais de 30 anos de experiência na profissão, Denise tem autoridade para falar o que pensa sobre a área. De acordo com ela, as palavras-chaves para quem quer ter uma carreira bem-sucedida são determinação e profissionalismo. Sem contar, é claro, com a dedicação aos estudos, que é fundamental em todas as áreas.

Quais as aptidões que uma pessoa deve ter para seguir essa carreira?

É preciso, acima de tudo, gostar de estar prestando um serviço importantíssimo: o de reabilitar uma pessoa. Também é preciso ter muita perseverança e força de vontade, pois as situações que se enfrentam não são nada fáceis, dependem também de quem está sendo tratado. A pessoa tem que gostar de desafios, pois cada paciente é um caso novo e diferente.

Qual deve ser o perfil de um estudante que pretende seguir essa carreira?

Geralmente vai para a área biomédica quem gosta mais de Biologia e Química. Mas é preciso saber que vai se estudar muito Anatomia, Biomecânica do corpo e Fisiologia. É muito importante gostar do que se estuda. Para lidar com pessoas, o prazer no trabalho é fundamental.

Tem havido mudanças no campo da Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia tem aproximadamente 30 anos de reconhecimento, mas já passou por muitas modificações, pois é uma área que permite um trabalho de pesquisa muito grande. Atualmente a Fisioterapia está muito preocupada e voltada para o lado preventivo, tentando evitar os problemas antes que eles aconteçam.

Como está o mercado de trabalho para quem está se formando atualmente?

Ainda não é muito fácil. O profissional recém-formado começa a procurar emprego em clínicas particulares e é submetido a pequenos salários, o que não compensa todo o investimento feito nos anos de estudo. Uma boa dica para quem está se formando é conhecer um pouco de cada coisa, mas ser especialista, "fera" mesmo, em uma só. Também é muito bom fazer muitos estágios, contatos e mostrar o seu trabalho.

Quais são as dificuldades que um profissional recém-formado encontra?

A pior das dificuldades é a de se colocar no mercado, já que hoje o curso de Fisioterapia é um dos mais procurados. O mercado de trabalho está saturado. Mas o que pode servir de estímulo é que a cada dia surgem novas ramificações dentro da profissão, e isso só tende a ampliar o leque de oportunidades para quem quer trabalhar.

Qual a maior realização que você já teve nessa profissão?

É o desafio de poder trazer pessoas de volta à sua vida cotidiana, reintegrar as pessoas à sociedade. Depois de todos os cuidados médicos, é o fisioterapeuta quem cuida da reabilitação do paciente.

Dê um conselho para os estudantes que pensam em seguir essa carreira.

Ter determinação. É importante ter cada vez mais profissionalismo para se mostrar bem no mercado de trabalho. E estudar bastante, sempre existe o que aprender a mais.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões