Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Novos Cursos: Administração Hospitalar

André Gall | Administração Hospitalar

A  A  A     

Administração Hospitalar faz parte da safra de novos cursos que estão surgindo pela exigência do mercado por conhecimentos específicos em determinadas áreas. André Gall entende bem o que é isto porque sempre trabalhou em hospital. Exerceu algumas funções administrativas enquanto cursava Direito, carreira que escolheu ao perceber sua importância no sistema hospitalar, que lida com freqüentes contratos e riscos.

Mas quando surgiu oportunidade de se especializar em Gestão Hospitalar não vacilou. Hoje, como Diretor Assistente da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, fala da complexidade deste mundo, que só conhecemos superficialmente e pelo olhar dos médicos.

Faça um breve resumo de sua formação e carreira profissional.
 
Sou advogado, formado em 1995, pela Universidade Católica de Petrópolis, pós-graduado em Administração Hospitalar em 2000 pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente, sou graduando em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e curso o MBA em Gestão em Saúde - In Company, pelo IBMEC, na Casa de Saúde São José (CSSJ), onde exerço o cargo de Diretor Assistente.
 
Atuo na área hospitalar desde 1991. Iniciei minhas atividades no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, que pertence à Associação Congregação de Santa Catarina (mantenedora também da CSSJ). Lá, comecei como auxiliar de escritório, passando pelos cargos de Almoxarife, Assistente de Compras, Comprador, Gerente de Contratos e por fim Diretor de Assistente, quando em 2001 fui transferido para a Casa de Saúde São José na função de Diretor Assistente, responsável pelo relacionamento institucional da organização com seus grandes fornecedores e tomadores de serviços.
 
A razão da escolha dos cursos
 
Busquei o Direito ao observar a fragilidade das instituições hospitalares perante a legislação e também perante a natureza de sua prestação de serviços, onde o leque de riscos é enorme e extremamente complexo. Atuei na área por três anos depois de formado.
 
Meus interesses pela Administração Hospitalar se fortaleceram quando fui promovido a Gerente de Contratos no Hospital Santa Teresa. No cargo, notei que precisava não só dos conhecimentos jurídicos, mas também de conhecimentos em administração hospitalar para poder negociar de forma eficaz os relacionamentos comerciais do hospital. 

Áreas de atuação do  administrador hospitalar nos hospitais  e razões para um curso específico.
 
Na verdade, o Hospital inteiro fica sob a responsabilidade do Administrador Hospitalar, pois é ele quem responde civil e criminalmente pelos atos do hospital, inclusive com seu patrimônio particular. Contudo, um Administrador Hospitalar competente forma uma equipe capacitada para atuar em todas as áreas. Assim, os gerentes atuam conforme as políticas estratégicas traçadas pela instituição hospitalar, pelas quais o Administrador é o seu maior responsável.
 
O hospital é uma instituição muito específica e complexa. Diz-se que somente o controle de um aeroporto se assemelha em complexidade. É preciso ter conhecimento específico de toda esta complexidade, não bastando para isto a formação de administrador.
 
No curso de Gestão Hospitalar, embora algumas disciplinas recebam a mesma titulação que em Administração de Empresas, a ênfase é toda direcionada para a realidade do setor saúde, seja público ou privado. 
 
Perfil do gestor hospitalar

Precisa ser um profissional em constante desenvolvimento e preocupado em capacitar seus executivos, e todos os demais colaboradores da empresa para lidar com as demandas e mudanças que são freqüentes no setor. Além disso, mais do que qualquer outro profissional,  precisa trabalhar em equipe e criar ambiente e condições para que isto faça parte da filosofia da empresa. Precisa, ainda, tomar decisões em tempo hábil, visando sempre os melhores resultados, sem deixar de considerar também o aspecto humano destas decisões.
 
Diferenças entre o  curso de graduação completo e o de graduação tecnológica, mais curto.
 
Acredito que a diferença esteja no tempo de formação e no conteúdo programático dos cursos. O curso de graduação por ser mais extenso deve proporcionar uma gama maior de conhecimentos. Mas os bons cursos de tecnólogo, como o da Estácio de Sá, vêm suprindo as necessidades do mercado de trabalho.
 
Mercado de trabalho
 
O mercado está abertíssimo e transbordando de oportunidades, pois existem poucos profissionais com formação específica na área, o que faz com que a profissão seja valorizada. Trata-se de uma das profissões do futuro, daí o crescimento de cursos no país. As áreas de atuação compreendem todas as áreas do setor saúde, não somente os hospitais.
 
Os estágios e empregos ainda não chegaram no patamar que acredito que chegarão. Daqui a alguns anos, o setor vai chegar à conclusão de que não poderá sobreviver sem a mão-de-obra especializada do administrador hospitalar.
 
Padrão de remuneração
 
Hoje já é um padrão superior a muitos cargos de administradores de outras áreas e acredito que a valorização irá crescer e muito.
 
Dificuldades da profissão
 
Não costumo enxergar as coisas pelo lado das dificuldades, prefiro encará-las como oportunidades, e essas são enormes. Oportunidade de lidar com a complexidade da vida humana, da saúde, de um universo imenso das mais diversas atividades se relacionando em um mesmo ambiente. A oportunidade de realizar um bom trabalho com escassez de recursos, com uma legislação que parece mais punir do que auxiliar os hospitais. Enfim, a oportunidade de tirar leite de pedra.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões