Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Não se pode curar uma doença causando outra

Paulo Hoffmann | Homeopata

A  A  A     

"A homeopatia individualiza o modo peculiar de cada pessoa adoecer". É essa a filosofia que norteia a homeopatia, segundo o médico homeopata Paulo Hoffmann. Para ele, quando uma doença se manifesta, significa que está ocorrendo um desequilíbrio no organismo, por isso é fundamental para um homeopata entender o paciente como um todo. "Não se pode curar uma doença causando outra", diz o médico.

Paulo Hoffmann se formou em medicina pela Fundação Técnica Souza Marques, no Rio de Janeiro, mas, a opção pela homeopatia só aconteceu alguns anos depois. "Escolhi a homeopatia por acreditar que somos muito mais do que aparelhos orgânicos funcionando para a manutenção da vida", afirma Paulo.

Ele é especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e já trabalhou, entre outros lugares no Ministério da Saúde.

Por que você escolheu a homeopatia como profissão?

Escolhi homeopatia por acreditar que a visão analítica decompositiva não pode ser aplicada ao ser humano, uma vez que somos muito mais do que aparelhos orgânicos funcionando para a manutenção da vida. Eu não via sentido em curar uma doença causando outra. Por exemplo: tratar de uma artrite provocando uma gastrite.

Por que as pessoas procuram a homeopatia? As pessoas vêm pela crença equivocada de que remédios homeopáticos são isentos de efeitos colaterais, e por observar que os medicamentos são eficazes e efetivamente mais acessíveis. Geralmente encontram uma relação médico paciente diferente daquela a que estavam habituados na medicina tradicional e acabam fazendo opção pela homeopatia sem entender a proposta. Na Índia, por exemplo, a população elegeu a homeopatia como a medicina oficial.

"A homeopatia trata o doente e não a doença" você pode comentar essa afirmação?

A homeopatia individualiza o modo peculiar de cada pessoa adoecer. Entende-se que quando a doença se manifesta é fruto de um desequilíbrio intenso que atinge todo o organismo e como tal, deve ser tratada.

Como é o trabalho do homeopata?

O trabalho do homeopata não difere do alopata. O médico faz primeiro o diagnóstico clínico da doença, que deve ser comprovado com exames complementares. Ele, então, prescreve o medicamento de acordo com a sua formação na especialidade.

Qual deve ser a principal característica de alguém que pretende seguir esta carreira?

A dedicação e a disponibilidade para atender seus pacientes nesta especialidade são obrigatórias.

Como está o mercado de trabalho para o profissional?

O mercado de trabalho, na maioria das grandes cidades, está saturado, mas o número de médicos homeopatas em cidades pequenas ainda é irrisório.

Que conselhos você pode dar para um estudante que está iniciando a faculdade, e já pensa em seguir a homeopatia?

Aprenda a ouvir tudo o que o seu paciente tem para lhe dizer, mesmo que as correlações que ele faça entre os seus sintomas e causalidades, não tenham, para você, ainda sentido. Um dia você vai compreendê-las.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões