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grande profissional!

Moda: Profissão em Formação

Mônica Segui | Estilista

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A moda é uma formação ainda pouco conhecida mas que vem crescendo muito no Brasil, reflexo do sucesso dos estilistas e griffes nacionais lá fora. Cursos e especializações vêm aparecendo e um número crescente de interessados se mostra disposto a lutar no mundo das passarelas e desfiles.

Mônica Segui é uma produtora de moda carioca e nos conta um pouco sobre este mundo muito glamourizado pela mídia, mas que exige grande dedicação e perseverança como qualquer outra profissão.

Faça um breve resumo sobre sua formação e trabalho desenvolvido.

Estou cursando MBA em Produção de Moda, no Instituto Zuzu Angel, na Universidade Veiga de Almeida; fiz Pós-graduação em Qualidade e Produtividade, no IDGH, no FUNCEFET; fiz alguns cursos no SENAC Moda e no SENAI-Cetiqt.

Minha graduação foi em Processamento de Dados.Trabalhei como assistente de Ana Gasparini, estilista da Companhia do Blazer; assistente do Sr. Alberto Overney, diretor da Sandpiper. Trabalhei no backstage do desfile da Línea HC. Produzi um catálogo de acessórios. Escrevo uma coluna sobre Estilo num site de moda.

Como você chegou à Moda? E a Produção de  Moda? Foi difícil a escolha? Sofreu algum tipo de influência?

O trabalho de produtor de Moda pode ser identificado em várias situações, como em desfiles, produção de catálogos, editorias para jornais e revistas, desenvolvimento de layout de lojas, consultoria sobre tendências para desenvolvimento de coleções, produção de matérias sobre estilistas ou modelos, interpretar as tendências das ruas e das passarelas. O profissional também pode dar dicas de customização de roupas e de compras para os leitores e ajudar na produção de comerciais para televisão, assim como ministrar cursos de técnicas de produção de moda, assessoria de imprensa, ser personal stilyst ou ainda consultor de imagem.

O que faz o Produtor de Modas? Quais os campos de trabalho, ou seja, aonde pode trabalhar?

Arrumar trabalho não é fácil em qualquer que seja a área, porém o importante é correr atrás o tempo todo. Podemos salientar que não há revistas específicas de moda no Rio de janeiro, apenas em São Paulo. Os editorais de moda são encontrados dentro dos cadernos dos jornais. Estar sempre em contato com pessoal conhecido.

Fazer estágio com profissional bem conceituado é sempre bom, pois podemos aprender com quem sabe fazer bem feito.

Qual o perfil deste profissional (aptidões, habilidades, tipo de interesse, de conhecimento - falar outro idioma, por exemplo) e qual a formação necessária? É preciso andar sempre arrumado, ser muito vaidoso, por exemplo? Há possibilidade de trabalho fora do país?

Como ainda não é uma profissão reconhecida e sindicalizada, não há um teto mínimo. Porém o importante é fazer o que se gosta. Depende da área de atuação, para quem está associado a uma agência de propaganda, o trabalho é mais garantido. Depois que se fica mais conhecido, isto é depois de "ralar muito" e mostrar a que veio, dá pra viver bem. Até quem sabe escrever um livro, dar consultoria para celebridades.

Como estão as oportunidades de trabalho? É difícil arrumar emprego? Há necessidade de fazer estágio?

Como qualquer profissão tem os seus prós e contras. Por ser uma profissão relativamente nova, pois em geral as pessoas não conhecem este tipo de trabalho as oportunidades ainda são restritas ao pessoal da área, mas qualquer dia a gente chega lá.

O que você chamaria de "desvantagens" da profissão? E as vantagens?

As vantagens são muitas para quem gosta de que faz. Trabalhar com a beleza, ter uma certa liberdade de expressão, estar sempre sendo desafiado a criar coisas novas e ter a oportunidade de passar mensagens que estimulem os sonhos das pessoas, mesmo nestes momentos tão difíceis em que vivemos.

A moda é um campo vasto para o desenvolvimento de inúmeras atividades independentes e ao mesmo tempo vinculadas de forma a se complementarem. Elas vão desde a pesquisa de tendências de fibras, cores, formas, desenvolvimento de coleções pelos estilistas, produção de editorias, apresentação de desfiles, promoção (catálogos, banners, veiculação na mídia em geral) vinculadas à venda de produtos associados à imagem.



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