Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Medicina Veterinária: uma profissão com vários campos de atuação

Maurício Chagas | Medico Veterinário

A  A  A     

Maurício Chagas graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especializou-se em Histologia e Embriologia pela UFRJ, fez o mestrado em Morfologia, pela UERJ e, pela mesma Universidade, o Doutorado em Ciências. Desde 1994, é professor de Histologia e Embriologia no Instituto Biomédico da UFF, no RJ.

Vem de uma família de veterinários e reconhece, na sua escolha, a influência do pai, que era patologista do Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e professor de Histologia. Quando era pequeno, Maurício ia de vez em quando para o trabalho dele e observava no microscópio formigas, mosquitos, lâminas preparadas com amostras de órgãos dos animais e outras coisinhas..., daí o interesse foi surgindo. Com tanta experiência na área, ele dá dicas importantes para quem quer fazer o curso de Veterinária. Confira.

Que habilidades / comportamentos você considera essenciais para quem quer cursar Veterinária?

Para o aluno que está terminando o ensino médio, é fundamental o domínio de Biologia e Química. O curso de Medicina Veterinária é um curso longo, difícil e com uma carga horária elevada. Além disso, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a área de clínica de pequenos animais é só uma de pelo menos 10 áreas diferentes em que o profissional pode atuar. Esta multiplicidade de campos de atuação se reflete no curso, que tem que ser generalista, uma vez que a maioria dos alunos que ingressam não conhecem bem a profissão, nem ainda decidiram qual área desejam seguir.

Quantos anos de formação e de que matérias não se pode deixar de gostar muito para fazer o curso?

Na maior parte das faculdades, o curso é oferecido em 5 anos. Mas é muito comum que, ao se formar, o profissional para se inserir no mercado de trabalho tenha que fazer um período de residência em uma especialidade ou cursar um mestrado (mais dois anos) ou uma especialização (mais 1 ano). Como as áreas de atuação são muito variadas, é muito mais crítico para a formação do aluno um bom desempenho nas matérias do ciclo básico (Anatomia, Histologia, Microbiologia, Fisiologia, Farmacologia, entre outras).

Onde pode trabalhar o Veterinário, além de clínicas?

O médico veterinário pode atuar nas seguintes áreas:

Fiscalização Sanitária e Inspeção (Municipal, Estadual e Federal, Forças Armadas) - fiscalizando matadouros, indústrias de laticínios, estabelecimentos comerciais, enfim, todos os locais em que seja necessário o controle higiênico sanitário de produtos de origem animal.

Tecnologia de alimentos - pesquisando novas formas de processamento ou aperfeiçoando as existentes para utilização nas indústrias.

Saúde Pública, Epidemiologia e controle de zoonoses - trabalhando junto com outros profissionais para contenção de surtos/epidemias de doenças infecto-contagiosas, monitorando as populações animais para identificação rápida de sintomas específicos de determinadas doenças.

Clínica de Grandes Animais - trabalhando geralmente no campo, atendendo o rebanho bovino e eqüino. Uma especialização deste ramo são os profissionais que se especializam em caprinos e ovinos, cuja criação no Brasil está em expansão.

Clínica de Animais Silvestres - trabalhando junto a zoológicos, criatórios de aves, fazendas de criação de répteis (jacarés), avestruz ou órgãos públicos (FURNAS, IBAMA) ou particulares (grandes empreiteiras) que necessitam retirar animais silvestres de áreas de alagamento, construção de estradas, entre várias outras situações.

Clínica de Pequenos Animais - a mais conhecida, com o profissional atuando no atendimento da população canina e felina, fazendo cirurgias, vacinações, atendimento ambulatorial. Esta área possui uma série de ramos, com especialistas em odontologia veterinária, radiologia e ultrassonografia, oftalmologia, cardiologia entre outras.

Laboratorial - o médico veterinário é um profissional requisitado e valorizado na área laboratorial, pois possui um currículo básico abrangente que outros cursos não possuem. Esta área é imensa, podendo abranger bacteriologia (pesquisa básica, bactérias patogênicas, bactérias de utilização industrial) virologia, parasitologia (vermes, protozoários, ácaros, insetos), micologia (fungos), bioquímica, farmacologia, imunologia (desenvolvimento de vacinas e exames sorológicos), genética (melhoramento genético do rebanho, clonagem, identificação de anomalias), entre outras.

Acadêmica - após se especializar em uma das áreas do ciclo básico ou profissional, o veterinário que desejar seguir carreira acadêmica deve ainda completar o ciclo de pós- graduação (mestrado e doutorado) tornando-se apto para lecionar em estabelecimentos públicos ou particulares. No meu caso, foi a área com a qual eu mais me identifiquei.

Os animais domésticos tomaram conta das áreas urbanas. Onde ficou mais fácil encontrar trabalho, no campo ou na cidade e onde o profissional é melhor remunerado?

Um grande centro urbano como o Rio de Janeiro, que possui várias Faculdades de Veterinária, caso o profissional opte pelo ramo de clínica de pequenos animais, vai encontrar um mercado de trabalho extremamente competitivo, o que, pela lei da oferta e procura, tende a reduzir a remuneração. Agora, dentro do mesmo estado, mas em uma cidade de médio porte, o seu desempenho pode ser muito melhor. De forma geral, as cidades oferecem muito mais oportunidades profissionais. Como foi colocado na pergunta anterior, o veterinário pode trabalhar na fiscalização sanitária, em laboratórios, em tecnologia de alimentos, etc. É preciso aproveitar as oportunidades.

Existem características da profissão como carga horária especial de trabalho, plantões, locais específicos de trabalho, trabalho noturno, etc?

Várias clínicas veterinárias operam 24 horas por dia, existindo a figura do plantonista. Na inspeção de abatedouros é comum o trabalho iniciar as 06:00 horas da manhã (às vezes, antes).

O veterinário, assim como o médico, costuma ter vários empregos para poder se manter?

Sim. São poucas as áreas que oferecem remuneração suficiente para que o profissional se dedique exclusivamente.

A profissão é perigosa?

Existem diversos níveis e tipos de riscos. O pessoal que lida com Grandes Animais tem que ser bem treinado e sempre lidar com atenção total, pois os cavalos podem morder e escoicear, assim como os bovinos podem pisar e chifrar. Geralmente como o animal está doente, com dor ou outro problema sério, eles ficam irritados e têm que ser contidos adequadamente, para evitar acidentes. Em todas as áreas o perigo é das zoonoses (doenças que são transmitidas dos animais para o homem), sendo as mais comuns a brucelose, raiva e leptospirose, que se não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem ser mortais.

Às vezes acontece de, no final do curso, o aluno se decepcionar com a escolha e querer mudar o rumo. Quais seriam as possibilidades que a área oferece para o estudante de veterinária?

Geralmente o curso de Medicina Veterinária tem uma taxa de desistência muito baixa. Mesmo assim, caso o aluno complete o ciclo básico, ela poderá se inserir com facilidade em praticamente qualquer curso da área biológica, inclusive isentando disciplinas.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões