Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Mecânica, uma das engenharias mais antigas da história

Italo Márcio Madeira | Engenheiro Mecânico

A  A  A     

A engenharia mecânica se confunde com a história mundial, tendo nascido na época da Revolução Industrial. Considerada como uma das engenharias básicas, ao lado da elétrica e da civil, a engenharia mecânica vem crescendo no Brasil nos últimos anos principalmente pelos investimentos no petróleo do Pré-Sal. Doutor em engenharia mecânica, Italo Madeira trabalha há dez anos na Petrobras e conta quais são as atribuições de um engenheiro mecânico, onde ele pode trabalhar e como está o mercado de trabalho para essa profissão.

O que faz um engenheiro mecânico?


A engenharia mecânica é muito vasta. O trabalho estende-se desde a metalurgia até estudos científicos de fluxos de calor e massa. Em outras palavras, é uma das engenharias mais antigas, que surgiu com a revolução industrial. Consideram-se básicas as engenharias civil, elétrica e mecânica. Outras engenharias derivaram da Engenharia mecânica conforme houve a necessidade de um estudo maior de alguns detalhes, por exemplo, as engenharias de produção, naval, metalúrgica e de petróleo. Normalmente o engenheiro mecânico pode trabalhar em projetos, analisando equipamentos e processos. Contudo devido às suas raízes, pode também trabalhar com produção, gestão, análises e perícias.

Em que áreas o engenheiro mecânico pode trabalhar?

É comum dividir a mecânica em dois grandes grupos. Não se espantem em ouvir "mecânica mole" e "mecânica dura". Não quer dizer que a mecânica mole seja moleza de estudar. Ela abrange as tecnologias e trocas de calor (muita gente acha que ar condicionado é trabalho de engenheiro eletricista, mas na verdade é do engenheiro mecânico) e ciências de fluidos, como aerodinâmica e hidrodinâmica. A mecânica dura, por sua vez, abrange desde a metalurgia, conformação de metais até a dinâmica de corpos rígidos e projetos de máquinas.

Quais são as características mais importantes de um bom profissional?

O bom profissional deve estar sempre disposto a aprender mais. Ele sempre vai ter consciência que não sabe tudo. Assim, ele vai criar um costume de sempre catalogar os trabalhos e aprender com cada feito. Essa política também o ajudará a crescer na profissão.

Como está o mercado para o engenheiro mecânico?

O mercado está precisando de engenheiros mecânicos. O investimento em óleo e gás é um dos grandes responsáveis por essa oferta na área.
 
Quanto ganha, em média, um profissional da área?

O salário inicial está em torno de R$ 5 mil e, em média, deve estar por volta dos R$ 12 mil para um profissional com cinco anos de experiência.

Quais são as perspectivas para o futuro na profissão?

Como eu disse, uma das alavancas para a profissão está sendo a Engenharia de Petróleo e Gás. Quem for para essa área nos próximos 20 anos, ainda terá muito trabalho para realizar. A malha de gasodutos, por exemplo, ainda tem muito potencial para crescimento, e ainda está num estágio não tão maduro quanto o que pode ser visto em outros países.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões