Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Matemática Computacional: mais uma área da informática

Sebastián Urrutia | Matemático Computacional

A  A  A     

O entrevistado desta semana é Sebastián Urrutia, doutor em informática e sub-coordenador do curso de matemática computacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conversamos com ele para entender um pouco mais desta formação cada vez mais popular entre os vestibulandos.

Sebastián se formou em Ciências da Computação na universidade de Buenos Aires em 2001. Depois, fez doutorado em Informática na PUC-Rio defendendo a tese em 2005.

Desde 2006 é professor adjunto no Departamento de Ciência da Computação da UFMG, e trabalha tanto na pesquisa quanto no ensino. Neste ano, começou como sub-coordenador do colegiado do curso em matemática computacional da UFMG.

Como trabalha um matemático computacional?

Um matemático computacional encontra soluções computacionais para problemas matemáticos decorrentes do trabalho em qualquer área de conhecimento. Ele usa seus conhecimentos matemáticos para poder formular o problema de forma que o modelo obtido possa ser resolvido computacionalmente e seus conhecimentos de computação para desenvolver os algoritmos que resolvem esses modelos.

Onde estão as melhores oportunidades (empresas, pesquisa etc)?

Ele pode trabalhar em qualquer empresa que precise da resolução computacional de problemas matemáticos. Exemplos típicos destas empresas são aquelas de base tecnológica tanto às que se dedicam à tecnologia da informação quanto as que se dedicam à engenharia. Por outro lado um matemático computacional está capacitado para fazer pós-graduação tanto em matemática quanto em computação. Existem também alguns cursos de pós-graduação especificamente relacionados a matemática computacional como ser mestrado em modelagem computacional.

Quais as principais diferenças entre a matemática convencional e a matemática computacional?


Os cursos são bem parecidos nos primeiros semestres. Depois, de adquirida a base matemática o curso começa a divergir de matemática substituindo algumas das disciplinas por disciplinas de computação como algoritmos e estruturas de dados, pesquisa operacional, etc.

Quais os cursos mais completos do país?

O da UFMG é muito bom.

Além da graduação, que outros cursos podem ajudar na formação de um bom profissional?

A meu modo de ver a graduação é suficiente para formar um bom profissional. É sempre bom se o interesse existir fazer pós-graduação uma vez acabada a graduação.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões