Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Maior satisfação do veterinário é poder aliviar o sofrimento de um animal

Rogério Gonçalves | Veterinário

A  A  A     

Quando perguntam ao veterinário Rogério Gonçalves Rei, de 59 anos, que outra profissão ele poderia ter escolhido, a resposta é sempre a mesma: veterinário. Essa é a reação de uma pessoa que tem absoluta certeza da escolha profissional. Formado em 1967 pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ele hoje se sente realizado por lidar com animais o dia inteiro.

Para Rogério, o prazer de tratar dos animais é algo indescritível. "Não há nada como ver um animal com dor e saber que se pode fazer algo para aliviá-la. É o tipo de recompensa que vale mais do que qualquer retorno financeiro", enfatiza. Tanto que ele não pensa em se aposentar e deixar de trabalhar porque isso significaria deixar de lado também o maior prazer de sua vida.
Por que você escolheu a profissão de veterinário?

Sempre gostei de bichos. Quando fui para a Rural, fiz primeiro um curso técnico de zootecnia. Depois fiz o vestibular para veterinária. Nunca pensei em fazer outra coisa na vida. Quando alivio a dor de um animal, tenho uma satisfação muito grande, é algo fora do normal.

Quais as habilidades que um estudante de veterinária deve ter antes de tudo?

Não há nada muito específico. Estudar muito, como qualquer estudante é o primeiro passo. Ele precisa estudar biologia, matemática, línguas e várias outras matérias.

Como é o mercado de trabalho para quem está começando?

No início, tudo é muito difícil e há muita competição. Mas com o tempo você vai ganhando experiência e o seu esforço começa a produzir resultados. Você passa a ser recompensado financeiramente. Mas é bom deixar claro que, nessa profissão, ninguém enriquece. Apenas pode levar uma vida confortável.

O que o estudante de veterinária estuda na faculdade?

Nos dois primeiros períodos, você vê o básico. Depois vêm cinco períodos de parte técnica e nove de estudos. No último período, há a residência e a monografia. É quando o estudante se especializa, escolhendo a área na qual vai trabalhar. Se ele quer clínica oftalmológica, faz a monografia sobre esse assunto e já sai da faculdade como especialista.

Em que áreas o veterinário pode atuar?

Em consultórios, tratando animais de médio porte, ou em fazendas, com animais de grande porte. Ele também pode conseguir empregos em órgãos de saúde pública. Uma atividade que poucos sabem que é desempenhada por veterinários é a inspeção de produtos alimentícios. O leite, por exemplo, é inspecionado por veterinários.

Por quê?

Porque só o veterinário, por exemplo, conhece todas as doenças da vaca e pode opinar sobre um produto derivado deste animal. O mesmo vale para a carne. Quando você vê uma carne seca na prateleira, pode ter certeza de que um médico veterinário analisou a carne e concluiu que ela não estava pronta para consumo. Mas aquela carne in natura, se salgada ou industrializada, pode ser consumida sem problemas.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões