Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Jornalismo Esportivo

Robson Caetano | Jornalista

A  A  A     

Robson Caetano da Silva é um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. Medalha de bronze nos 200m nas Olimpíadas de Seul, em 1988, e no 4x100m, em 1996, tricampeão dos 200m na Copa do Mundo (Camberra, 1985; Barcelona, 1989 e Havana, 1992), hoje Robson é contratado da Rede Globo e nos mostra como foi a mudança da rotina de atleta para a de jornalista.

Robson cursou os ensinos fundamental e médio em escolas públicas, o que não interferiu em sua aprovação para universidades. A primeira delas foi de Administração de empresas, na SUAM Bonsucesso, seguida de Educação Física na UniverCidade, núcleo Vargem Grande e Jornalismo na UniverCidade de Ipanema, todas no Rio de Janeiro.

Sua experiência com o jornalismo começou cedo e foi através das milhares de entrevistas concedidas que ele aprendeu a respeitar a profissão, já que ser jornalista no Brasil é muito complicado, ainda mais no ramo esportivo, uma arte que poucos têm o dom para realizar. No tempo em que está na televisão, e isso começou na Bandeirantes, em 1999, até hoje na Globo, o aprendizado tornou-se uma rotina e Robson cita a autenticidade como a mais importante virtude de um profissional.

A Educação Física hoje oferece várias opções e formações distintas. Que ramos são os mais "quentes" atualmente?
 
Na Educação Física o que ainda está "bombando" é a atividade de personal trainer, que apesar de estar em um mercado competitivo, ainda oferece as melhores condições financeiras e de flexibilidade de horário. Existem pessoas que preferem ser donas do próprio negócio e abrem academias. Isso é bom, mas quase sempre é necessário fazer parcerias para viabilizar o empreendimento.
 
E o jornalismo esportivo? Devemos esperar por uma especialização cada vez maior (comentaristas exclusivos para atletismo, natação, etc)?

O caminho da televisão ou de qualquer outra área de atuação é a especialização, pois os espectadores estão seletivos e querem que tudo seja o mais bem explicado possível. Com isso os profissionais que viveram no esporte e que têm, além do diploma, alguma vivência prática estão sendo procurados.
 
Acho importante a vivência na sua área de atuação, pois como é que você pode falar de esporte sem ter feito nenhuma modalidade esportiva? Além de tudo, isso é importante para que não haja nenhum tipo de saia justa.

Optar pela prática profissional de um esporte nem sempre é bem visto pelos pais. Que conselhos você daria aos jovens interessados? Alguma formação específica ajuda? Gostaria de deixar algum comentário ou dica para os vestibulandos?
 
Quem esta começando a vida acadêmica agora, precisa se preparar. Em primeiro lugar, junte uma turma e com essa turma monte uma empresa, para que ao sair formados vocês já tenham uma experiência de como tocar o próprio negócio.

Segundo, ter senso crítico e avaliar cada situação com muito cuidado, para não haver arrependimentos. Erros são normais, mas se existe arrependimento é porque nos tornamos prepotentes demais e passamos a julgar sem critérios.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões