Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Graduação Profissional: Tecnólogo

Rosemary Provenzano Thami | Tecnólogo em Resgate e Socorro

A  A  A     

O curso de Tecnólogo em Resgate e Socorro, criado pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, é pioneiro, no Brasil, em graduação profissional para atendimento Pré-Hospitalar de urgência e nasceu em decorrência da necessidade do mercado.

Como ainda não há uma turma formada, entrevistamos a coordenadora do curso, a médica e major do Corpo de Bombeiros do RJ, Rosemary Provenzano Thami para falar sobre a profissão.
 
Breve resumo de sua formação e carreira.

Formei-me em Medicina pela UNI-RIO em 1986. Sou médica clínica geral, pós-graduada em Medicina do Exercício e do Esporte. Tenho formação também em cirurgia geral e cirurgia pediátrica e CTI pediátrico, porém não exerço mais estas três últimas atividades.
 
Sou Major do Corpo de Bombeiros do RJ e, ainda, subcomandante e chefe da divisão pedagógica do Centro de Educação Profissional em atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ (CEPAP). Trabalho com emergência há vinte anos.
 
Atualmente sou Coordenadora e professora do curso de Tecnólogo em Resgate e Socorro da Universidade Estácio de Sá, pioneira no Brasil em Graduação Profissional em atendimento Pré-Hospitalar de urgência.
 
Quais são as atribuições do Tecnólogo em Resgate e Socorro?
 
Ele será o profissional de saúde que vai poder oferecer um atendimento inicial em situações de urgência e emergência Pré-Hospitalar tanto numa unidade móvel (UTI móvel) terrestre, aérea ou marítima, como também em unidades fixas (plataformas, grandes eventos de massa, etc.), com supervisão direta ou indireta de um profissional médico responsável e regulador.
 
O serviço se parece um pouco com o paramédico americano, porém, com formação bem mais completa e de nível superior (paramédico é nível técnico).
 
Áreas de atuação.
 
Não há semelhança com a enfermagem que atua em serviço hospitalar, pois o nosso trabalho é sempre voltado para o Pré-Hospitalar (PH), como, por exemplo, o atendimento em via pública, estádios, vias expressas, rodovias, navios, clubes, etc.
 
Este profissional vai atuar em situações de urgência e emergência Pré-Hospitalares, prestando o atendimento inicial em acidentes de trânsito, lesões por arma de fogo e arma branca, emergências cardiológicas e clínicas, acidentes de trabalho e na prática esportiva, queimaduras, afogamentos, agressões, desastres e catástrofes, etc.
 
Duração e características do curso.
 
Com a duração de dois anos e meio (cinco períodos), o profissional sai com formação superior na especialidade de Atendimento Pré-Hospitalar (PH).
 
O currículo envolve disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Regulação, Trauma, Suporte em Cardiologia, Pediatria, Busca e Salvamento, etc., de forma a tornar o profissional apto para trabalhar em instituições públicas e privadas, em ambulâncias, viaturas e aeronaves de resgate, clubes, escolas, rede hoteleira, empresas de segurança, grupamentos de combate a incêndio e salvamento, etc.
 
Mercado de Trabalho.
 
É uma área nova, necessária e que tem boa perspectiva.
 
Características pessoais do profissional.
 
Gostar de "adrenalina" (fortes emoções), de atuar na área de emergência, de salvar vidas! Para este perfil de pessoas é uma boa opção profissional.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões