Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Gosto pela leitura e pelo ensino são fundamentais na profissão

Vera Maria Rodrigues | Pedagoga

A  A  A     

Vera Maria Rodrigues, 55 anos, já tinha uma vasta experiência com alunos em sala de aula quando decidiu fazer o curso de Pedagogia. Hoje são 21 anos como professora e 14 como pedagoga. Trabalhando há muitos anos no Colégio Divina Providência, no Rio de Janeiro, ela pôde ver as mudanças na metodologia de ensino no Brasil. Atuou como professora, orientadora pedagógica e agora trabalha na coordenação. Para a educadora, quem decidir fazer o curso de Pedagogia precisa gostar muito de ler e ter tido uma experiência anterior com classe.

O pedagogo preocupa-se em garantir e melhorar a qualidade da educação. O curso inclui disciplinas como filosofia, sociologia e história da educação. Para se especializar em administração, inspeção ou supervisão escolar o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino. Para orientação educacional, são ministradas aulas de psicologia e metodologia. Seja qual for a especialização escolhida, o estudante tem que cursar as matérias de formação de professores. Nesse curso, o estágio é obrigatório.

O profissional formado pode desempenhar diversas funções. Como administrador escolar ele gerencia estabelecimentos de ensino, cuida das instalações e dos recursos humanos, materiais e financeiros. Na parte de ensino, o pedagogo pode lecionar no ensino fundamental, e com pós-graduação no ensino superior. Como orientador educacional, ele dá assistência, orienta e ajuda o aluno durante o processo de aprendizado, empregando métodos pedagógicos e de psicologia. Como supervisor educacional ele pode orientar e avaliar o trabalho de professores e outros educadores, com o objetivo de melhorar e garantir a qualidade do ensino. Na parte recursos humanos, ele pode realizar seminários e programas de treinamento para funcionários.

O que a levou a escolher a carreira de pedagoga?

Eu já trabalhava como professora primária (hoje primeira fase do ensino fundamental) em uma escola há quatro anos quando fui convidada para ser coordenadora. A partir dessa proposta, eu achei interessante fazer o curso de Pedagogia e me especializei em supervisão pedagógica. Tempos depois trabalhei como orientadora pedagógica e hoje estou na coordenação.

Como deve ser o perfil do estudante que pretende seguir essa carreira?

Nessa profissão ninguém fica rico. Quem estuda pedagogia tem que gostar do faz, aceitar e saber dividir. Antes de fazer o curso é bom ter tido experiência em sala de aula. Uma coisa é estagiar observando e outra é atuar. Lembro que quando fui fazer o curso de Pedagogia muitas alunas tinham dificuldade porque não sabiam fazer um plano de aula e resolver situações em classe.

Quem se forma em pedagogia pode atuar em quais áreas?

Na escola, pode-se trabalhar como professor do ensino fundamental até a 4ª série, professor do curso de Formação de Professores, orientador pedagógico, diretor e na parte administrativa. A área de recursos humanos também tem aceitado profissionais de pedagogia para trabalhar com reciclagem de funcionários e com seminários.

Nos últimos anos houve alguma mudança na pedagogia? 

Ela vem sempre mudando. Ter o curso de Pedagogia para ser professor já foi obrigatório e deixou de ser algumas vezes. Na minha opinião, toda professora do ensino fundamental deveria fazer o curso. Antes os professores puniam os alunos severamente, e, hoje, não se pode tocar em uma criança na sala de aula. A psicologia se embrenhou na pedagogia e muitos valores caíram por terra. Observo que alunos respeitam menos os professores e lidam com ele de igual para igual. 

Qual a sua maior realização?

O reconhecimento dos alunos e dos pais. Quando vejo que ajudei aquela criança pequenininha a se tornar uma pessoa boa, um adulto responsável, é muito gratificante. Uma mãe chega e também agradece pela educação do filho é muito bom. 

Quais os problemas que você enfrenta no dia-a-dia de sua profissão?

A ausência da família na vida escolar do aluno. Muitos pais durante o ano não tomam conhecimento de como o filho está na escola. No fm do ano, quando a bomba estoura, eles vão à escola cheio de cobranças. Vejo um grande descaso e os valores mudaram muito.

Como anda o mercado de trabalho para o pedagogo no Brasil? 

O mercado para essa profissão é muito promissor. Professores que tem curso de pedagogia não ficam sem emprego. O mercado precisa cada vez mais de profissionais qualificados. Porém, como as escolas não mexem em time que está ganhando, profissionais recém-formados em pedagogia que pretendem atuar na parte de orientação e direção tem mais dificuldade para entrar no mercado. Por isso recomendo ter experiência em sala de aula.   

Como é a remuneração nessa profissão?

É razoável, mas depende da escola. Algumas pagam R$ 400 no piso de um professor, outras pagam o dobro ou mais. Orientadores e diretores ganham um pouco mais, mas também varia conforme a escola.

Que dicas você dá para quem está ingressando na faculdade e quer seguir sua área?

Ter experiência em sala de aula, gostar de ler e ler muito, principalmente artigos sobre educação. Um profissional dessa área deve ter acesso a revistas, internet e a programas educacionais nas emissoras de televisão.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões