Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Gestão Ambiental: uma profissão voltada para a proteção do meio ambiente

Karina Santoro | Gestora Ambiental

A  A  A     

Karina Santoro tem o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela faculdade Politécnica. Também fez o curso de auditora ambiental pela ISO 14001, que é uma certificação internacional para meio ambiente muito visada pelas empresas privadas. Trabalhou com sistemas de gestão ambiental (certificação), em empresas de engenharia, e ainda com qualidade. Atualmente, trabalha com gerenciamento de resíduos recicláveis, infectantes e comuns. Seu trabalho inclui o rastreamento desses resíduos, desde a sua geração até a disposição final, para assegurar o tratamento correto e garantir a proteção do meio ambiente e da saúde pública.

Você já conhecia a formação de tecnólogo ambiental? Pois, então, veja o que Karina tem a contar...

Como você descobriu o curso Tecnólogo de Gestão Ambiental e por que seu interesse por ele?

Fiz alguns testes vocacionais que sempre indicavam minha aptidão pelo lado social e ambiental, ou seja, um trabalho que também pudesse beneficiar outras pessoas, com um alcance maior em vez de um impacto apenas local. Um dia, uma amiga me mostrou o curso tecnólogo de gestão ambiental, que era novo e rápido. Fiquei muito interessada porque conciliava exatamente as duas vertentes que eu queria. Decidi começar e se não gostasse sairia e tentaria outro curso, o que não aconteceu. Até hoje sou apaixonada pelo meu trabalho, pois entendo que não traz benefícios só a mim, mas a toda sociedade.

Onde pode trabalhar e o que faz o tecnólogo de Meio Ambiente?

O tecnólogo ambiental tem um escopo de trabalho muito abrangente. Nos últimos anos, o meio ambiente foi valorizado, muitas leis - cada vez mais rígidas - de proteção ambiental foram criadas, o que obriga as empresas públicas e privadas, pequenas ou grandes a dar atenção e importância às suas atividades e aos impactos causados por elas. E aí entra o papel do gestor ambiental. Ele é responsável por gerenciar todos os aspectos e impactos ambientais da empresa, resguardando-a de penalidades legais que podem ir de uma multa até a interdição da atividade ou reclusão do responsável.

O tecnólogo pode trabalhar com sistemas de gestão e certificações internacionais, tratamento de água e efluentes, gerenciamento de resíduos, auditoria ambiental, educação ambiental, entre outros.

Qual a formação desse profissional?

O gestor ambiental auxilia na preservação do meio ambiente, com capacidade de abordar as características dos impactos ambientais dentro de um contexto socioeconômico relevante, promovendo, assim, a gestão ambiental nos processos industriais, com foco na sustentabilidade e responsabilidade social. O curso tem uma duração média de dois anos e meio e durante esse tempo o profissional obtém certificações intermediarias como Analista de Projetos Ambientais, Analista de Riscos e Impactos Ambientais e Analista de Recursos Naturais. As matérias principais são: legislação e direito ambiental, sistemas de gestão ambiental, auditoria ambiental, recursos hídricos, resíduos, educação ambiental, poluição sonora, ética e responsabilidade social, planejamento urbano e economia do meio ambiente.

Além disso, é necessário atingir uma certa quantidade de horas de atividades extracurriculares relacionadas ao curso para se formar. Pode-se conseguir essas horas, assistindo a palestras, seminários, participando de eventos ambientais e fazendo estágio. Ao término do curso é necessário fazer um trabalho de conclusão do curso, semelhante à monografia, para conseguir o título de gestor ambiental.

Quais aptidões e interesses mais importantes nesse profissional?

O gestor ambiental precisa estar sempre se atualizando com as inovações tecnológicas, bem como estar a par das novas legislações, ser dedicado, comprometido e pró-ativo.

Como está o mercado de trabalho, tanto para estágio quanto para emprego?

Atualmente, existem muitas oportunidades de estágio e emprego por se tratar de uma profissão nova e necessária. Se o profissional for capacitado e empenhado, não terá grandes dificuldades.

Qual a perspectiva salarial?

Mínimo: R$ 1.500,00
Máximo: R$ 4.000,00

Qual a diferença, por exemplo, de atuação entre o tecnólogo de meio-ambiente e o engº de meio-ambiente ou o arquiteto com uma formação voltada para o meio-ambiente?

O tecnólogo é diferente do arquiteto e do engenheiro, pois não tem capacidade técnica para projetar ou construir. Sua função está muito mais voltada para a parte operacional e gerencial das atividades.

Esse é um curso novo, não? A profissão já é reconhecida?
 
É um curso relativamente recente, mas já é reconhecido pelo MEC.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões