Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Geofísica: uma área de mercado em aquecimento

Renato Cordani | Geofísico

A  A  A     

Renato Cordani é graduado em geofísica pelo IAG-USP em 1993. Ainda no período de graduação, fez estágio em uma empresa de mineração, a Rio Tinto, pela qual foi contratado como geofísico assim que se formou.

Em 1995, saiu da empresa para fazer mestrado pelo IAG, concluído em 1997. Ao mesmo tempo, fundava a Reconsult Geofísica, empresa de consultoria que no início prestava serviços justamente para a própria Rio Tinto. Com o passar dos anos, a Reconsult cresceu e trabalha ou trabalhou para diversas empresas como Vale, Votorantim, Bunge, BHP-Billiton, INCO,Teckcominco e muitas outras.

Nesse ínterim, Renato concluiu o doutorado pelo IAG-USP em 2008.

O que faz um geofísico?

De uma forma geral, o geofísico usa métodos indiretos para avaliar o subsolo a partir de medidas executadas na superfície ou de forma aerotransportada. Na academia, o geofísico estuda grandes estruturas, como o núcleo terrestre, o manto, a base da crosta e litologias de grande porte. Um geofísico de exploração de petróleo usa majoritariamente a sísmica de alta resolução para ajudar a procura de petróleo a profundidades de até 7 km.

Um geofísico de exploração mineral usa métodos como magnetometria, gravimetria e polarização induzida para auxiliar a procura de novos depósitos de, por exemplo, ouro, cobre, diamante, níquel e fosfato. Um geofísico de aplicações ambientais e engenharia usa métodos geofísicos de alta freqüência para determinar manchas de poluição, dutos enterrados, espessuras de solos, compactação do subsolo, entre outros.

Onde um geofísico pode atuar?

Na academia, como docente de Universidades, dando aulas e estudando a Terra através de métodos indiretos. Na exploração de bens minerais, em empresas que procuram minério ou petróleo, ou então em empresas de serviços que prestam serviços de prospecção ou avaliação ambiental e geotécnica.

Como está o mercado de trabalho no Brasil?

O mercado está extremamente aquecido, com demandas para todos os campos de atuação.

Que profissões interagem com a geofísica?

Os geofísicos de interpretação precisam saber muita geologia, enquanto os geofísicos de processamento necessitam de muita matemática, física e computação.

Qual a diferença entre geólogos e geofísicos?

Geólogos e geofísicos usam suas técnicas para conhecer melhor o interior do nosso planeta.

A principal diferença é que as técnicas geofísicas são indiretas, ou seja, os geofísicos fazem medidas na superfície e usando contrastes de propriedades físicas tentam interpretar o subsolo.
Já o geólogo usa, em geral, métodos diretos, ou seja, interpreta o subsolo em função de observações e medidas efetuadas diretamente nas rochas a que ele tem acesso.

Que dica você daria aos interessados?

Um geofísico que goste de viajar, fale inglês, saiba bastante de geologia e tenha habilidades em computação tem ótimas chances de ser disputado por diversas empresas e iniciar a carreira com um ótimo salário.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões