Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Fisioterapia: profissão com extensa área de atuação

Maria de Fátima Rosas | Fisioterapeuta

A  A  A     

Maria de Fátima Rosas é fisioterapeuta. Na sua formação, o que mais salta aos olhos é o alto nível de especialização e atualização. Aliás, ela destaca a importância deste quesito no perfil desse profissional da área de saúde, alertando, inclusive, para o alto valor dos cursos, especialmente os estrangeiros. Saiba mais sobre a profissão na entrevista a seguir.
 
Faça um breve resumo da sua formação e experiência profissional.

Após a formação em Educação Física, em 1980, tive o desejo de estudar Fisioterapia devido à disciplina de Medicina e Reabilitação, pela qual me apaixonei no curso de Ed. Física. Mas logo me casei e tive dois filhos. Ingressei, então, na faculdade de Fisioterapia em 1990. Após a formação, especializei-me em Fisioterapia Neurológica, onde atuei na Reabilitação de Hemisférios. Em 1997, iniciei a especialização em Fisioterapia Postural (ainda não reconhecida) e, desde então, venho me aperfeiçoando no estudo da integração da biomecânica com a atitude psicocorporal, através de cursos como Reeducação Postural Global (RPG), Cadeias Musculares e Articulares-GDS, Coordenação Motora, Disfunções Têmporo-Mandibulares, Bioenergética, Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e outros.

Atualmente, trabalho na reeducação da postura e do movimento, prevenindo e tratando dores agudas e crônicas provenientes de lesões da estrutura locomotora, posturas profissionais inadequadas e desvios posturais. Enfatizo a conscientização corporal e o aprendizado do gesto justo para a construção e gestão do corpo.

O que faz o fisioterapeuta e onde ele pode trabalhar?

Cabe ao fisioterapeuta preservar, ministrar e supervisionar terapia física que objetiva preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade do órgão, sistema ou função do corpo humano.

O fisioterapeuta pode trabalhar no sistema público de saúde nas áreas de neurologia, respiratória, obstetrícia e ginecologia, cardiologia e pneumologia, traumato-ortopedia, clínica geral, reumatologia e pediatria em hospitais, postos de atendimento, centro de reabilitação, etc, bem como em clínicas e consultórios privados. Ele pode atuar ainda como consultor em empresas de saúde (planos de saúde) e como fisioterapeuta do trabalho (exercícios laborais) em empresas em geral.

Quais são as principais disciplinas do curso e quantos anos de estudo?

As principais são: Anatomia, Histologia, Fisiologia, Patologia, Psicologia, Anesiologia, Métodos e Técnicas de Avaliação, Cinesioterapia, Fisioterapia Geral, Recursos Terapêuticos Manuais, Fisioterapia Aplicada (às condições neuro-músculo-esquelética, às condições cárdio-pulmonares, às condições sanitárias, às condições gineco-obstétricas e pediátricas), Estágio Supervisionado.

O tempo do curso, em geral, é de 4 anos e meio. Além do estágio supervisionado, dentro do estabelecimento de ensino, é exigido também estágio supervisionado em hospitais ou clínicas conveniadas com a Faculdade.

É fundamental saber outro idioma para leitura de textos e livros estrangeiros.

Qual deve ser o perfil profissional do fisioterapeuta?

Gostar de ouvir, de cuidar e de se relacionar com pessoas. Procurar também se conhecer psicocorporalmente para que, reconhecendo suas dificuldades, possa aceitar as dificuldades do outro.

É muito importante buscar especialização numa área afim e manter-se sempre atualizado, pois as áreas de atuação da profissão são amplas e estão em constante pesquisa. Alguns cursos, principalmente os estrangeiros como RPG, Osteopatia, Cadeias Musculares e outros, têm um custo bastante elevado.

Como anda o mercado de trabalho? Qual a expectativa de remuneração e de emprego?

Infelizmente, como na maioria das profissões, o mercado está saturado nos grandes centros. Mas, em cidades menores, o mercado ainda é bem promissor.

A remuneração depende da área, do tempo e do local de atuação, mas fica em torno de R$ 1.500,00 a R$ 7.000,00.

O que você considera uma vantagem e uma desvantagem da profissão?

Vantagem: a extensa área de atuação (especializações e serviços).

Desvantagem: ainda não é bem reconhecida no meio médico e no campo da pesquisa científica.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões