Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Fisioterapia para todos os gostos

André Dionísio | Fisioterapeuta

A  A  A     

Para reabilitar ou para prevenir, a fisioterapia é uma carreira importante no bem estar da população. O responsável por essa tarefa é o fisioterapeuta, profissional que precisa estar sempre atualizado e saber lidar com a fragilidade do paciente. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e com vários cursos de especialização no currículo, André Dionísio fala um pouco sobre essa carreira que vem crescendo com a ampliação da expectativa de vida do brasileiro.

Qual é a importância da especialização para o profissional de fisioterapia?

Nós saímos da faculdade apenas com o básico. Depois de escolher a área na qual vai atuar - pediatria, ortopedia, neurologia dentre outras - o fisioterapeuta terá que fazer vários cursos que lhe permitirão realizar um atendimento mais adequado ao paciente.

Por que você escolheu a carreira de fisioterapeuta?

Fiz teste vocacional na escola na qual estudava. Na minha época, estavam começando a falar desta profissão principalmente devido ao Nilton Petrone e ao tratamento que ele estava fazendo no Romário.

Quais são as opções de trabalho para o fisioterapeuta?

Além de atuar no esporte, o fisioterapeuta pode trabalhar em hospitais, clínicas, homecare, atendimentos particulares nas casas dos pacientes, academias, empresas... e ainda, o que é mais interessante, conjugar algumas dessas atividades.

Qual é a importância da fisioterapia para o bem-estar das pessoas?

A fisioterapia atuará não só na reabilitação como também na prevenção. Nas grandes empresas já é comum se encontrar um profissional da fisioterapia para consultoria em ergonomia, ou seja, para adequar o local de trabalho ao trabalhador evitando assim afastamentos devido a lesões ou dores relacionadas à atividade laboral. Em esportes, a fisioterapia faz parte da rotina dos atletas. Pessoas que sofrem lesões neurológicas que resultam em sequelas muitas vezes irreversíveis se beneficiarão da fisioterapia para conseguirem maior independência e maior qualidade de vida dentro de sua limitação. Enfim... o fisioterapeuta pode atuar em todas as áreas médicas.

Quais são as características mais importantes de um bom fisioterapeuta?

Gostar do que faz. É preciso conhecer bem a profissão, a rotina de um profissional para não haver arrependimento posterior. O fisioterapeuta tem que sempre estar atualizado, sempre estudando. Mas, o que faz a diferença é o profissional saber lidar com pessoas que se encontram muitas vezes fragilizadas, carentes, assustadas. O profissional tem que ter sensibilidade e ter um grande lado humano. Estudo, dedicação, experiência, mas isso é para todos.

Como está o mercado para o fisioterapeuta?

O mercado está cada vez mais difícil, mas isso não é privilégio da fisioterapia, acontece com a maioria das profissões. Só que sempre há espaço para o bom profissional.

Quanto ganha, em média, um fisioterapeuta?

É difícil responder essa questão pois depende muito. O profissional pode ter fontes muito variadas de renda. Pode ser autônomo, pode ser contratado, servidor público etc... Não dá para ficar rico, mas pode se ganhar muito bem.

Quais são as perspectivas para o futuro na profissão?

Boas. As áreas de atuação estão se expandindo, a população está envelhecendo.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões