Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Fisioterapeuta: profissional que auxilia a formação de novos profissionais

Juliana Veiga | Fisioterapeuta

A  A  A     

Juliana Veiga é fisioterapeuta formada pela FRASCE – Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade à Criança Excepcional, no Rio. Atualmente foi chamada para trabalhar em um hospital do Município. Antes disso, ela dava aulas de hidroterapia em academias e, freqüentemente, atendia pacientes individuais.

Outro projeto importante de sua vida é o mestrado. Há um ano ela está cursando Ciências Fisiológicas, no Instituto de Biologia da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Além de exercer a profissão, ela pretende, assim que terminar o mestrado, ajudar na formação de novos profissionais.

Porque você decidiu ser fisioterapeuta?

Porque é um trabalho que me dá a possibilidade de oferecer aos pacientes uma melhor qualidade de vida. Através do contato direto, posso aliviar seu sofrimento sem a utilização de medicamentos, além de reeducá-las para a manutenção do bem estar físico, social e mental.

Como é o curso?

É composto por matérias fundamentais da área biomédica, como biologia, histologia, biofísica, bioquímica, entre outras. Também tem as matérias com conteúdo focado nas especialidades clínicas nas quais a Fisioterapia pode atuar, como a Traumato-ortopedia, Reumatologia, Pneumologia, Neurologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

Além das citadas anteriormente, tem também as matérias de Fisioterapia aplicada a cada especialidade clínica e as matérias específicas com todo o conteúdo fisioterapêutico, nas quais aprendemos tudo, desde a avaliação do paciente até os diversos tipos de tratamento (Bases e Métodos de Avaliação, Hidroterapia, Eletroterapia, Mecanoterapia, Cinesioterapia) e finalmente o estágio supervisionado.

Qual o tempo de duração?

A duração do curso é quatro anos.

Depois da faculdade é preciso algum tipo de especialização para exercer a profissão?

Não, você sai da faculdade apto para atuar em todas as especialidades clínicas. Porém hoje já existem duas áreas da Fisioterapia reconhecidas pelo CREFITO: Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia Pneumofuncional.

Em que áreas o profissional pode atuar?

Nas mais diversas áreas clínicas, como Pneumologia, Reumatologia, Traumato-Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Neurologia, entre outras.

Qual o maior desafio ou as principais dificuldades no dia a dia da profissão? Mostrar para o seu paciente a importância do tratamento, para que este não se torne repetitivo e chato.

O que mais te realiza profissionalmente?

A gratidão do paciente quando se recupera de determinada função que julgava perdida. E, acredito que em breve, estar contribuindo para uma melhor formação dos alunos de Fisioterapia também vai me realizar bastante.

E, quando os resultados não respondem às expectativas?

Se isso ocorre mesmo após a realização de um trabalho bem organizado e coerente, com o uso de vários recursos e troca de experiências com outros profissionais, devemos reconhecer onde termina a nossa parte e começa outra. Se for o caso, devemos encaminhar o paciente para um profissional com especialização naquele caso, que será mais adequado.

Como deve ser a relação do fisioterapeuta com o paciente e sua família?

Sempre aberta e verdadeira. Porém deve estar clara a todo momento a sua posição de profissional para que não ocorram eventuais confusões de sentimentos devido a grande proximidade que acontece nesta relação fisioterapeuta-paciente-família.

Como está o mercado de trabalho?

Difícil. O fato se explica pelo mesmo motivo que acontece com outras profissões. A cada semestre cresce o número de profissionais que se formam nas diversas universidades existentes, mas as ofertas de trabalho continuam as mesmas, não acompanham este crescimento.

Como o mercado recebe o fisioterapeuta recém-formado?

Sem muitas oportunidades, mas isto não significa que elas não vão aparecer. Tudo vai depender do empenho do profissional.

Onde estão as melhores oportunidades?

Os concursos públicos sempre são boas oportunidades.

E, os melhores salários?

Nos empregos públicos, principalmente, devido à estabilidade, nas universidades e no atendimento particular a domicílio.

Quais devem ser as principais características de um fisioterapeuta?

Responsável, dedicado, perseverante, criativo e acima de tudo ético.

O que você faz atualmente?

Sou funcionária pública do Município e estou cursando mestrado na UERJ.

Que dicas você daria para quem pretende ingressar na faculdade e seguir a sua profissão?

Primeiro, ter certeza que é realmente esta a profissão que pretende seguir. Nos dias de hoje, não podemos perder tempo. E, segundo, ser perseverante e dedicado na profissão, subir um degrau de cada vez rumo ao sucesso.

Boa Sorte para todos!



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões