Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Farmácia e Biologia

Marcela Sanches | Farmacêutica

A  A  A     

Quando falamos em farmacêuticas logo pensamos na imagem da profissional atrás do balcão, responsável por buscar remédios em uma farmácia. Marcela Sanches mostra que a carreira pode trazer muitas outras opções, principalmente nas áreas de marketing, pesquisa e atendimento ao cliente, esta última onde ela atua.

Vamos conhecer um pouco melhor esta formação e suas características.

Faça um breve resumo de sua formação e carreira

Ao final do ensino médio, comecei a pesquisar uma faculdade que conseguisse sanar a minha curiosidade dos "porquês". Por que uma pessoa adoece? Por que o medicamento cura? Por que o alimento não é saudável? E, ainda no ensino médio, visitei uma fábrica de medicamentos. Com isso, descobri que o curso que faria seria o de Farmácia e Bioquímica.

Cursei Farmácia e Bioquímica em uma faculdade particular em São Paulo - Faculdades Oswaldo Cruz. Neste curso pode-se optar pela "especialização" do profissional em áreas como Análises Clínicas ou Industrial (que inclui Medicamentos/ Alimentos/ Cosméticos). Os últimos 2 anos (do total de 5) são destinados a especialização escolhida.

Como a profissão possui vasta atuação no mercado e para melhor opção na especialização, estagiei em áreas completamente diferentes: em hospitais (Hospital das Clínicas/ Hemocentro de São Paulo/ Hospital Albert Einstein), em farmácias (inclusive de manipulação e homeopatia) e em distribuidoras de matéria-prima (parte técnica e administrativa). Cada local de estágio apresentou ambiente e objetivos totalmente diferentes, proporcionando-me muito aprendizado - muitos dos quais utilizo ainda hoje. Com a experiência adquirida, escolhi a especialização "Industrial" na faculdade e percebi a minha preferência pela área administrativa à área técnica/prática.

Segui concomitantemente com uma outra grande paixão, a de lecionar, iniciando a carreira acadêmica na USP. Concluí minha tese de Mestrado em Microbiologia quando já trabalhava na Indústria Farmacêutica.

Iniciei meu trabalho na indústria farmacêutica em área administrativa, mais precisamente no Serviço de Atendimento a Clientes. É nesta área que estou há tanto tempo e ainda apaixonada...
 
Quais as principais características de uma farmacêutica e como ela trabalha?

Diferente daquela primeira imagem que nos vêm à cabeça quando pensamos num farmacêutico (aquela de uma pessoa de branco atrás do balcão da farmácia), o papel do farmacêutico varia muito dependendo da área em que atua.

Em casos de hospitais, o profissional pode trabalhar o atendimento aos pacientes em conjunto com os médicos (atividade cada dia mais valorizada), junto ao estoque e dispensa de medicamentos; dentro do laboratório efetuando os exames de análises clínicas; numa área específica como armazenamento e conservação de tecidos/ órgãos para transplantes; em áreas administrativas para, por exemplo, manutenção de banco de dados e pesquisas sobre os medicamentos do hospital.

Na própria indústria há uma vasta gama de possibilidades para o farmacêutico tanto dentro da fábrica como na área administrativa. Na fábrica, a atuação pode ser em controle de qualidade (efetuando análises), desenvolvimento de produtos, área produtiva, etc. Já na parte administrativa, pode-se atuar em Assuntos Regulatórios, Farmacovigilância (acompanhamento de pacientes que possuem alguma reação adversa ao medicamento), no Atendimento a Clientes (orientação em dúvidas relacionadas ao medicamento), em Marketing, em Pesquisa Clínica (projetos para averiguação de novos medicamentos); Vendas (como representante de vendas), Informações Científicas, etc.

Ainda temos as farmácias (que também podem ser de manipulação) e drogarias. Não podemos nos esquecer de empresas em que há atuação de profissionais farmacêuticos como: distribuidoras de produtos acabados ou matéria-prima ligados a medicamentos, alimentos ou cosméticos; produtores de cosméticos ou alimentos além dos medicamentos; empresas produtoras de domissanitários (material de limpeza);  entre outras.

A área acadêmica é uma outra opção ao mercado, além da atuação em Órgãos Regulatórios como ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), CRF (Conselho Regional de Farmácia), etc. Como se pode perceber, a forma de atuação é bastante diferente, dependendo da área escolhida.  

Como está o mercado brasileiro para farmacêuticas?

O mercado é bastante amplo, dependendo da área a concorrência é maior (considerando principalmente as indústrias farmacêuticas).

Mas não há muitas dificuldades de emprego com tantas farmácias espalhadas pelo país...
 
A posição ocupada por você (atendimento ao cliente) é uma exceção à regra dos farmacêuticos ou vem se popularizando no mercado?

A atuação dos farmacêuticos no atendimento ao cliente é bastante recente no mercado. No entanto, as faculdades hoje já divulgam esta atuação.

O Serviço de Atendimento a Clientes das Indústrias Farmacêuticas possui, cada vez mais, equipes especializadas para atender aos pacientes que contatam as empresas. 

Quais as semelhanças e diferenças entre os cursos de Farmácia e Medicina?

O curso de medicina foca o paciente e suas patologias. O médico faz o diagnóstico e orienta o paciente sobre o tratamento de uma doença. O médico prescreve "qual o medicamento" é mais adequado; "quanto da medicação" é indicada no caso daquele paciente, por "quanto tempo" o tratamento será realizado.

O curso de Farmácia tem foco no medicamento, em sua produção; a atuação junto ao paciente é menos específica do que a médica (mas não menos importante). O farmacêutico informa ao paciente dúvidas relacionadas ao medicamento: qual a composição da medicação e cuidados de conservação, interações medicamentosas e alimentícias, etc.
 
Que dicas você daria para os interessados na profissão?

Como o mercado é bastante amplo, que o interessado faça visitas em hospitais, em indústria, na farmácia e converse com os profissionais. Nem sempre você saberá a área exata (dentro do curso de Farmácia) em que optará para trabalhar, mas você poderá ao menos conhecer a forma de trabalho em que seu perfil está mais relacionado.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões