Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Estética e Implantodontia são as áreas da Odontologia mais promissoras hoje em dia

Andréia Baptista | Dentista

A  A  A     

A vontade de ajudar pessoas foi o principal motivo que levou a cirurgiã-dentista Andréa Baptista a seguir a odontologia. Formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, ela afirma que a profissão exige muita dedicação e estudo, mas que não há nada mais gratificante do que ver um paciente satisfeito com a solução dos seus problemas.  Em 13 anos de profissão, Andréia acredita que as crises econômicas têm sido o principal fator que vem desmotivando a procura por este tipo de serviço.

Com relação ao mercado de trabalho, a dentista acredita que o crescente número de faculdades de odontologia é responsável por levar ao mercado um número maior de profissionais do que ele pode absorver. Mas Andréia indica um caminho: “Hoje os grandes centros estão bastante saturados, mas as cidades menores são uma opção bastante interessante”. Ela salienta ainda que, para sobreviver em um mercado tão competitivo, é importante ter conhecimentos de marketing e estudar outras línguas. Além disso, aponta a estética e a implantodontia como áreas promissoras.

O que levou você a escolher a odontologia?

Nunca pensei em seguir outra carreira. Acho que está no sangue já que sou filha de cirurgiã-dentista. Na verdade, o que me cativou também foi a possibilidade de ser uma profissional liberal e de estéticos ou dolorosos.

Na sua opinião, quais as aptidões que o aluno deve ter para ingressar nessa carreira?


Deve ser um estudioso, pois terá que estudar sempre. É importante se relacionar bem com as pessoas e principalmente se interessar por elas. O relacionamento com os clientes, aliado ao conhecimento técnico e científico, será a chave do sucesso profissional.

Quais são as suas maiores dificuldades no exercício da odontologia?

Como todo profissional liberal, sofremos com as crises econômicas, o que dificulta o acesso das pessoas ao serviço.

O que é mais gratificante no dia a dia da profissão?

O gratificante é justamente ver o paciente feliz com a solução de seus problemas bucais.

Como está o mercado para quem acaba de se formar?

O crescente número de faculdades de odontologia tem levado ao mercado anualmente mais cirurgiões-dentistas do que ele é capaz de absorver. Hoje os grandes centros estão bastante saturados, o que indica que muitos já descobriram esse filão, que cidades menores são uma opção bastante interessante.

Dentro das especializações, qual o campo que oferece melhores chances aos profissionais?

A própria literatura odontológica vem indicando que estética e implantodontia já são hoje grandes mercados.

Como deve ser a preparação de um candidato a uma vaga em Odontologia?

Como citei, não deve ter medo de estudar e aprofundar-se em áreas biológicas e  também é muito importante saber inglês e espanhol, pois facilita muito a consulta de literatura internacional.

Que conselhos você daria para alguém que deseja ingressar nesta profissão?

Para quem está começando é importante saber que vai ter que trabalhar duro para ter seu lugar no mercado. Ter conhecimentos de marketing e saber aplicá-los à odontologia  pode ser uma arma poderosa em um mercado tão competitivo. Estude muito, aperfeiçoe-se na área que mais lhe agrada e faça de tudo para ser o melhor nela, pois esse será seu diferencial. Acima de tudo, seja gentil e demonstre interesse real pela saúde de seu paciente.
 



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões