Profissionais de Sucesso

Sempre uma entrevista com um
grande profissional!

Esteja pronto para mudar os seus conceitos!

Aydé Sampaio | Professora de Filosofia

A  A  A     

Para Aydé Sampaio, a opção por Filosofia surgiu como um complemento ao curso de Direito. Mas a paixão por Kant, Spinoza, Santo Agostinho e tantos outros filósofos foi maior. Há mais de quinze anos longe dos tribunais, Aydé é professora de Filosofia da UFRJ e exerce com muita dedicação a tarefa, como ela define, de "abrir a mente dos jovens".

Segundo ela, a Filosofia é um mergulho num universo muito amplo de idéias e pensamentos, mas tudo remete aos problemas e questões do nosso dia-a-dia.

"O mito de que o estudante de Filosofia é 'bicho grilo', alguém que está sempre no mundo das nuvens ou um cara que não se adaptou ao 'sistema' está acabando" Para a professora, os jovens cada vez mais vêem a Filosofia como um investimento intelectual. E avisa: esteja pronto para mudar alguns dos seus conceitos!

Por que você escolheu estudar Filosofia?

No meu caso, a Filosofia foi uma segunda opção. Eu também sou formada em Direito. Ainda na faculdade de Direito eu percebia a necessidade de estudar com mais profundidade a Filosofia, principalmente quando esbarrava com questões que envolviam ética. Além disso, via a necessidade de desenvolver o meu lado mais crítico, analítico e ampliar a minha visão de mundo. A Filosofia viria como um complemento. Só que durante a faculdade eu me apaixonei por Kant, Spinoza, Santo Agostinho e tantos outros filósofos. Embora tenha chegado a exercer a advocacia, eu acabei desistindo do Direito e me tornei professora de Filosofia.

É comum estudar Filosofia como complemento a outras carreiras?

Sim, é muito comum. As pessoas fazem carreiras como Direito, História, Comunicação Social, Ciências Sociais, entre outras, e, paralelamente, estudam Filosofia. Só que isso está mudando. Mais jovens escolhem a Filosofia como primeira opção. Eu acredito que a Filosofia é um investimento intelectual. Ajuda você a se tornar uma pessoa mais crítica, característica muito útil na vida de uma maneira geral, tanto profissionalmente quanto na vida pessoal.

Em que áreas o profissional pode atuar?

O mercado de trabalho para o filósofo não é muito animador. Mas, aos poucos, estão surgindo novas áreas de atuação, como o trabalho como consultor em projetos culturais, auxilio a advogados ou empresas. O principal mercado de trabalho, porém, ainda é o ensino em universidades. Felizmente, a Filosofia voltou a ser ministrada no Ensino Médio, além de existir a legislação que determina a contratação de professores formados em Filosofia para lecionar aulas da disciplina. Outra área interessante é a de pesquisas em universidades e a elaboração de teses e livros.

O que se estuda no curso de Filosofia?

O curso é bem amplo. Estudamos as obras e pensamentos dos grandes filósofos da humanidade como Nietzsche, Santo Agostinho, Spinoza, Platão, Sócrates, Hegel, Kant, entre outros. Boa parte do curso é dedicada a disciplinas como Lógica, Filosofia Geral, Teoria do Conhecimento, Ética, Existencialismo, Problemas Metafísicos e Dialética. O aluno ainda estuda história antiga, medieval, moderna e contemporânea. É um mergulho num universo muito amplo de idéias e pensamentos, mas tudo remete aos problemas e questões do nosso dia-a-dia.

Que características deve ter alguém que deseja estudar Filosofia?

O mito de que o estudante de Filosofia é "bicho grilo", alguém que está sempre no mundo das nuvens ou um cara que não se adaptou ao "sistema" está acabando. Como eu disse, os jovens cada vez mais vêem a Filosofia como um investimento intelectual, algo que vai ajudá-lo na vida. Acho que é esse o pensamento que a pessoa que está ingressando na universidade deve ter.

Ele deve ser muito bem antenado com os acontecimentos, estar pronto para mudar alguns conceitos que ele tem como padrão e buscar, além do próprio conhecimento, desenvolver uma capacidade crítica e analítica. Além disso, deve gostar de ler e escrever.

Que conselhos você pode dar para quem está ingressando na faculdade?

Se a Filosofia não é um complemento a outro curso, entre na faculdade ciente das dificuldades e das possibilidades da profissão. Esteja com a mente aberta e pronta para mudar vários seus conceitos.

Durante a faculdade, leia muito, o quanto você puder! Participar de palestras e seminários também é muito importante. Se possível, se envolva em algum projeto de pesquisa com professores dentro da faculdade. E não se assuste se você se apaixonar completamente pela Filosofia.



compartilhe em: Twitter Facebook Windows Live del.icio.us Digg StumbleUpon Google

EDUCA

O seu portal de ensino online.

CONTATO

4002-3131

regiões metropolitanas

08002830649

demais regiões